Com o objetivo de desenvolver o potencial turístico, as belezas naturais e os atrativos históricos e culturais de Itacarambi, no Norte de Minas, o Sebrae e a Prefeitura Municipal, lançaram na última quinta-feira (20), a marca do destino turístico.
A iniciativa é resultado de um trabalho conjunto entre as instituições para ampliar o fluxo de turistas no município banhado pelo Rio São Francisco nas proximidades do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.
O processo de criação da marca ficou sob responsabilidade do Sebrae Minas, que realizou estudos sobre as características do município, promoveu visitas técnicas aos empreendimentos envolvidos na cadeia do turismo, além de consultorias e capacitações para os pequenos negócios do setor.
Também foi realizado um festival gastronômico com empresários que trabalham nas áreas de hotelaria, gastronomia, artesanato e comércio em geral, que participam do programa Prepara Gastronomia, iniciativa que oferece suporte empresarial para pequenos negócios de alimentação fora do lar por meio de consultorias especializadas com chefs de cozinha, e estratégias e ferramentas gerenciais para melhoria de aspectos como atendimento, precificação e marketing digital.
A analista do Sebrae Minas, Aline Magalhães, destacou que:
“Em parceria com a prefeitura, as ações tiveram foco no desenvolvimento do turismo e na valorização da identidade local. A marca vai ampliar a promoção dos atrativos da cidade e atrair cada vez mais turistas para conhecer nossas belezas naturais e, assim, gerar mais renda para o município”.
Para a secretária de Turismo, Lazer e Desenvolvimento Econômico do município, Cláudia Seixas, a criação da marca dá mais visibilidade ao destino turístico. “Teremos uma identidade única, e isso vai facilitar a criação de campanhas de divulgação do nosso destino, e contribuir para que os turistas tenham referências. Acreditamos que a marca irá valorizar o patrimônio cultural e natural da cidade, e promover um turismo sustentável”, conclui.
Atrativos
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, é o principal ponto turístico da região de Januária, e está localizado próximo a Itacarambi. O parque concentra cerca 140 cavernas e mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres com 12 mil anos.
Outro ponto turístico da região é o Cais do Água Viva, área de lazer que permite apreciar a beleza do Rio São Francisco. O espaço é repleto de esculturas, crenças e folclore regional, como a mula sem cabeça, as sereias e o Pirapora. Também é possível agendar passeios de barco e contemplar o nascer ou o pôr do sol.
Além das belezas naturais, Itacarambi possui a produção artesanal de almofadas, quadros e bolsas em bordado livre e cerâmica. Destaque também para a produção de frutas, farinha e peixe, que podem ser encontrados no Mercado Municipal.
A cidade ainda guarda, na rua 31 de dezembro, os casarões que retratam a história e cultura local.