Avaliação Intermediária 2024 será aplicada até dia 28/6 em todas as escolas estaduais de MG

As escolas públicas de Minas Gerais já estão realizando a Avaliação Intermediária 2024,  planejada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Esta avaliação visa verificar o progresso dos objetivos de aprendizagem estabelecidos nos primeiros dois bimestres do ano letivo. A aplicação da Avaliação Intermediária é obrigatória em todas as escolas estaduais e será finalizada até o dia 28 de junho, utilizando tanto o formato digital quanto o impresso durante o período de estudo dos alunos na escola.

No formato digital, os alunos acessam os cadernos de prova pelo aplicativo Conexão Escola ou pelo Portal Simave. Para a aplicação em papel, os diretores escolares podem baixar e imprimir os cadernos de teste através do Simave. Os cadernos contêm questões de múltipla escolha organizadas em diferentes níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil), garantindo uma avaliação abrangente das competências dos estudantes.

A avaliação fornece informações fundamentais que ajudam os professores a identificar as necessidades específicas dos alunos e a implementar intervenções pedagógicas adequadas para promover o contínuo desenvolvimento da aprendizagem. Ela engloba alunos do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, incluindo turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo. Professores ou especialistas são responsáveis por registrar as respostas dos alunos na versão impressa, utilizando o Portal do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) ou o aplicativo leitor de respostas, até o dia 2 de julho.

“A avaliação Intermediária sistêmica é uma ferramenta fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Ela permite que nós, educadores, acompanhemos de perto o progresso dos nossos alunos no primeiro semestre, identificando suas forças e lacunas ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Essa avaliação nos subsidia informações valiosas sobre a eficácia das nossas estratégias de ensino, bem como sobre as necessidades individuais dos estudantes”, afirma o superintendente de Avaliação Educacional, Wagner Costa.