Coluna Nutrição em Pauta: Esqueça de uma vez a balança

A massa magra é mais compacta que a massa gorda, por essa razão, ocupa menos espaço no corpo. Foto: Divulgação/Redes Sociais

Parece loucura, mas é verdade quando dizem por aí que o peso na balança não significa nada. Na ânsia de perceber os resultados que conquistou com dieta e exercícios, muita gente não se desgruda da balança. Comemora cada grama que perdeu, ou se desanima se o peso variar para cima. Mas, o verdadeiro emagrecimento ocorre quando há perda de massa de gordura.

Por isso, muito mais importante do que saber quanto você está pesando, é saber de fato qual sua composição corporal, que é a porcentagem de massa magra, massa gorda, quantidade de água, massa óssea e outros parâmetros.

A massa magra é mais compacta que a massa gorda, por essa razão, ocupa menos espaço no corpo. Um exemplo prático: duas pessoas podem apresentar a mesma altura e o mesmo peso porém, aparentemente,  ser completamente diferentes. Uma pode ser visualmente mais magra e a outra mais gorda. A diferença, certamente, aparecerá em suas composições corporais!

Então, para ter uma avaliação mais fidedígna de seus resultados, faça exames mais completos como: o de bioimpedância, e consulte regularmente um NUTRICIONISTA. É ele que irá acompanhar o seu desempenho e aplicará um planejamento alimentar personalizado e adequado aos seus objetivos.

Dra. Tamirys Souza