O Rio Grande do Sul está em alerta para a volta de chuvas intensas em todo Estado. A previsão para os próximos dias é de tempestade, com ventos podendo chegar a 70 km/h e volume d’água de até 150 milímetros (mm) em algumas regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempo severo para o estado a partir dessa sexta-feira (14/6), com previsão de tempestades fortes, rajadas de vento intensas e queda de granizo até o final do sábado (15/6).
De acordo com o Inmet, o que explica a condição do tempo é a atuação da baixa pressão combinada com o fluxo de umidade vindo do Norte do país e a formação de uma frente fria, contribuindo para chuvas intensas na segunda-feira (17/6).
A Defesa Civil emitiu alerta severo de chuvas intensas que começam neste sábado (15/6) e vai até a terça-feira (18/6). Há uma preocupação especial com a segunda-feira (17/6), já que no domingo (16/6), os volumes acumulados de chuva podem variar de 40 mm a 70 mm, mas há regiões, como o litoral norte, onde pode haver até 110 mm/dia.
Segundo boletim divulgado nessa sexta-feira (14), pela Defesa Civil da estado, o número de mortos na tragédia climática do Rio Grande do Sul, subiu para 176, e ainda há 39 pessoas desaparecidas. O total de desalojados é de 422,7 mil e 10,7 mil pessoas estão em abrigos no momento. A quantidade de municípios atingidos é de 478.
[Com informações de Metrópole]