A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) está promovendo um evento que irá explorar os desafios enfrentados devido aos fenômenos climáticos extremos no Norte de Minas. Intitulado ”Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema”, este encontro vai acontecer em Montes Claros na próxima sexta-feira, dia 14, na Biblioteca Central da Unimontes, com início às 9 horas.
Durante todo o dia, serão discutidas a situação da região diante da crise climática e práticas eficazes para lidar com as mudanças ambientais.
Pela manhã, o professor Mário Marcos do Espírito Santo, do Departamento de Biologia Geral da Unimontes, apresentará uma análise climática de Montes Claros e adjacências. Em seguida, serão destacadas práticas exemplares, como os assentamentos geraizeiros, o manejo integrado de bacias hidrográficas e o estímulo à energia solar.
Na parte da tarde, os impactos da crise climática serão abordados por três professores do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG: Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro, Flávia Maria Galizoni e Flávio Gonçalves.
O evento é de livre participação e as inscrições estão disponíveis tanto on-line quanto no local no dia do encontro.
Sobre o Seminário
O Seminário Técnico Crise Climática visa elaborar soluções duradouras para lidar com os fenômenos climáticos extremos. Além dos encontros regionais, grupos de trabalho analisam políticas públicas existentes e propõem sugestões para aprimorá-las. A etapa final do seminário está marcada para os dias 8 e 9 de agosto na ALMG, onde as propostas discutidas poderão se transformar em demandas para autoridades, projetos de lei ou emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de Ação Governamental.
Além disso, por meio de parceria da ALMG com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), serão fomentados projetos de inovação tecnológica voltados para o enfrentamento da crise climática.
“Vamos fazer um trabalho longo, perene, para que, ao final do ano, já tenhamos resultados positivos para amenizar tanto a seca severa que assola parte do Estado, mas também para os problemas acarretados pelas fortes chuvas em outras áreas”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Tadeu Martins Leite.
Fonte: ALMG