O IFNMG publicou nesta terça-feira (21/5) edital para seleção de quilombolas que desejam fazer curso de graduação em Licenciatura em Educação Escolar Quilombola. O curso faz parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR EQUIDADE, da CAPES. Os estudantes quilombolas selecionados receberão bolsa de estudos de R$ 700 mensais durante os 4 anos do curso.
O curso será ofertado pelos campi Janaúba e Januária de forma presencial na modalidade de alternância no período noturno. Em Janaúba, 15 vagas são para profissionais que atuam nas escolas quilombolas e 15 vagas para as comunidades remanescentes de quilombo de Janaúba e região. Em Januária, todas as 30 vagas são para os quilombolas.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas de 27 de maio a 21 de junho de 2024, mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível neste link, incluindo o envio dos documentos comprobatórios. Par ase inscrever é necessário ter concluído o Ensino Médio e ter o currículo cadastrado na Plataforma Freire.
A seleção será feita por meio da análise de uma carta de intenção e da análise de experiências na educação, educação escolar quilombola, nas ações comunitárias, no movimento quilombola e na luta por direitos.
Educação Quilombola
A educação quilombola é uma modalidade de ensino que segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola e orienta como deve ser regulada a educação nas escolas localizadas dentro dos quilombos e as escolas que recebem alunos/as quilombolas.
O curso de Licenciatura tem objetivo de fortalecer e melhorar a educação básica ofertada nas comunidades quilombolas, contribuindo com uma educação que se fundamente na vida e no trabalho da própria comunidade.
Todos os documentos relativos ao processo seletivo estão neste link.