Apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV) em Minas Gerais, Marcio Tadeu Lopes Coelho, conhecido como Marcinho VP, de 39 anos, foi preso na noite dessa terça-feira (21), em Trancoso, distrito de Porto Seguro, na Bahia. A prisão aconteceu durante a ‘Operação Camaleón’, deflagrada por uma ação coordenada dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da Bahia e Minas Gerais.
Marcinho VP era um dos criminosos mais procurados de Minas Gerais. O criminoso possuía dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e associação para o tráfico, além de diversas passagens policiais. Ele seria o líder das atividades da facção no Morro das Pedras, em Belo Horizonte, no Vale do Mucuri, no interior de Minas, e em todo o sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil da Bahia, Marcinho VP também exercia grande influência na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.
Os agentes também cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da 1ª Vara Crime de Porto Seguro. Com o criminoso foram encontrados documentos falsos, que Marcinho VP chegou a apresentar aos policiais para encobrir sua a verdadeira identidade, drogas e armas de fogo.
“A prisão decorre de ação de investigação que busca identificar indivíduos de alta periculosidade que se instalaram na região sul e extremo sul da Bahia, com o intuito da prática do tráfico ilícito de entorpecentes e crimes correlatos”, informou a PCBA.
*Com informações de Itatiaia