A obesidade ocupa a segunda posição entre os maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, atrás apenas do tabagismo. Essa informação preocupante vem da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica.
O excesso de peso gera uma inflamação crônica no organismo, que desregula os hormônios e facilita a proliferação celular, aumentando os riscos do surgimento das células cancerígenas.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), pessoas obesas possuem mais chances de sofrer com câncer de esôfago, mama, estômago, pâncreas, intestino, fígado, rins, ovários, tireoide e endométrio, entre outros.
Mais um dado preocupante é o da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), que mostrou que 19,8% da população brasileira está obesa, enquanto 55,4% se enquadra no sobrepeso.
Você está em um desses grupos? Procure ajuda médica e nutricional para ter as orientações de reeducação alimentar, prática de exercícios físicos e outros tratamentos necessários para combater a obesidade.
Aproveite para dar esse primeiro passo. Nunca é tarde para cuidar da saúde.