Nos últimos anos, a febre do K-pop e dos dramas coreanos também conhecidos como doramas, têm conquistado cada vez mais fãs ao redor do mundo, e Montes Claros não ficou imune a essa tendência. O interesse crescente por essa cultura asiática tem influenciado não apenas os hábitos de consumo, mas também os estilos de vida e o empreendedorismo na cidade.
A jornalista, Juciene Abreu, uma grande fã da cultura oriental desde 2017, relata sua experiência de identificação com filmes e desenhos asiáticos, o que a levou a se interessar ainda mais pelo assunto. “Sempre foi uma cultura que eu curtia demais e passei a me interessar justamente por conta do preconceito, meu apelido quando criança era “indiazinha ou japonesinha”, mas as pessoas sempre usavam de forma pejorativa, então quando assistia um filme ou desenho oriental eu acabava me identificando, foi uma forma de me encontrar”.
Essa paixão a levou a organizar o primeiro evento com temática de K-pop em Montes Claros, que foi um sucesso e abriu caminho para um novo em 2024. Por meio desse evento ela acabou conhecendo diversas pessoas, incluindo a Vitória Elen. Ela relata que as séries coreanas se tornaram uma válvula de escape durante a pandemia, pois quando começou assistir estávamos todos sob a regra do “fique em casa”.
“Eu não tinha muito o que fazer, e foi a forma que encontrei para me refugiar da realidade, por conta dessa paixão repentina comecei a assistir vários e vários doramas e me aprofundar na cultura e me apaixonar”.
Vitoria é natural da Bahia, mas veio morar recentemente em Montes Claros, conheceu uma pessoa que também tinha os mesmos gostos e pouco tempo depois ficou sabendo sobre o evento de k-pop. “A partir de então, meu círculo de amizade cresceu surpreendentemente, eu iria retornar para a Bahia após algumas semanas aqui, mas eu simplesmente recebi incentivo suficiente para permanecer. Minha mãe que já mora em Montes Claros há 4 anos também participou do evento e preparou algumas comidas típicas coreanas para vender , foi um dia incrível”.
Vemos cada vez mais as séries coreanas e o k-pop influenciando diretamente na vida das pessoas. Foi o que aconteceu com a Andressa Aquino, ela inaugurou recentemente a primeira loja especializada em comidas e bebidas coreanas.
“A minha vontade de empreender nesse segmento teve início no mundo dos doramas, comecei a assistir as séries asiáticas em que são destacados dentro do enredo, de maneira muito marcante, os costumes, o jeito respeitoso, a culinária e até a organização e limpeza dos ambientes. Tudo isso me encantou e despertou a minha curiosidade em experimentar. A partir daí, me dediquei a buscar mais conhecimento sobre a cultura, produtos alimentícios e bebidas, que parecem sempre trazer satisfação e alegria”.
Andressa enfrentou desafios relacionados à língua e à logística de importação, mas sua loja tem sido bem recebida pela comunidade local, que demonstra curiosidade e admiração pela cultura oriental. Para ela, proporcionar acesso à produtos que antes eram difíceis de encontrar na cidade é a realização de um sonho e uma fonte de prazer e felicidade.
A paixão compartilhada por essa cultura asiática tem unido pessoas, impulsionado negócios e proporcionado novas experiências, demonstrando o poder transformador da influência cultural no mundo contemporâneo.
Texto por Ane Mello