Caracteriza-se de um personagem é algo mágico. Posso dizer de experiência própria, e para quem me acompanha nas redes sociais e no canal Nerd Sem Filtro no Youtube sabe do que estou falando. Compactou da opinião de muitos que caracterizam cosplay como arte. E sabemos que aqui e em muitos países é uma arte muito bem remunerada, com ações e competições em que se remuneram bem os participantes.
E nesta semana tive a satisfação de conversar com uma artista desta pratica que me encanta e encanta a todos.
Veronica Webber Baldessar de Freitas ou Veron (nome artístico), que é de São Leopoldo (Rio Grande do Sul). Falou que tem 9 anos de trabalho cosplay. E como universo cinematográfico a incentivou a fazer cosplays de personagens que ela admira.
“Eu sempre acompanhei o mundo cinematográfico, sempre fui fã da arte de atuar e se transformar em um personagem e queria isso para minha vida. Então conheci o mundo do cosplay e simplesmente me apaixonei na ideia de me transformar num personagem que eu gosto e admiro! Meu primeiro cosplay foi a Jessica Jones na CCXP em 2015, lembro até hoje da sensação de “estar na pela” daquela personagem, foi indescritível! Desde aquele momento, descobri que cosplay era o que eu queria pra minha vida. “
Veron falou sobre a mudança de hobby para cosplay profissional.
“Quando comecei a fazer cosplay, foi simplesmente para me divertir e “ser” o personagem. Fui crescendo nesse meio, oportunidades foram surgindo e fui abraçando todas elas. Aos poucos o que era apenas um hobby, se tornou também meu trabalho e ‘ganha pão’. Foi algo muito natural. ”
Perguntei se ela já participou de alguma competição de cosplay, e quais os projetos desse ano.
“Sim, já participei de desfiles cosplays em muitos eventos, como a Brasil Game Show, Comic Con Experience, Animextreme, Anime Buzz… mas competição na modalidade de apresentação, ainda não competi.
Esse ano os projetos 100% confirmados são a Sheila (Caverna do Dragão) e a Spectra (Monster High). Mas com certeza, como sempre acontece, no decorrer do ano surgem novos cosplays que não estavam ‘confirmados’.”
Agradeci a Veron pela entrevista e se você quer conhecer mais sobre o mundo cosplay, filmes, series e tudo relacionado a cultura nerd veja nosso canal Nerd Sem Filtro.