Prevenir doenças, diminuir o estresse e controlar o peso são alguns dos benefícios de se praticar exercícios físicos. No projeto Vida & Saúde, da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), a população de Montes Claros tem acesso a aulas supervisionadas de gínástica, desempenhadas por um profissional qualificado, em núcleos espalhados pela cidade.
A ação é desenvolvida para as alunas desfrutarem do bem-estar físico e mental promovido pelas atividades físicas. A Hélia Rodrigues, de 45 anos, por exemplo, é do núcleo situado na Escola Salvador Filpi, no bairro Vila Sion. Ela já vem obtendo resultados significativos.
“É muito importante esse projeto maravilhoso, que me fez tão bem. Eu consegui perder peso e minha autoestima está lá em cima“, comemorou.
Um outro núcleo está localizado no Grande Major Prates, com assistidas de todas as idades. A dona Alice da Silva Fernandes, de 73 anos, está contente em fazer parte do projeto.
“É uma alegria está aqui no Major Prates fazendo a minha ginástica. Desde 2008, estou aqui fazendo e me sinto bem com a minha sáude, com minhas colegas que estão aqui comigo todos os dias. Estou muito feliz, satisfeita e quero estar com elas sempre”, disse.
Animada, a Maria de Jesus acorda cedo para fazer os exercícios. E já tem um tempo que ela se preocupa em ficar com a saúde em dia. “Para mim e para todos, é muito bom. Acordamos com mais disposição para fazer as coisas e é bom para saúde. Já participei de muitos projetos e foi muito bom para a minha vida”, ressaltou.
A regularidade tem refletido na vida da Rosenere Pereira, frequentadora assídua do núcleo do Poliesportivo Tancredo Neves
“O projeto me trouxe muitas coisas boas, muita energia e muita disposição para trabalhar. Aqui, conheci muitas colegas e até encontrei algumas vizinhas que eu não sabia que estavam participando. É muito importante, e quem não vem está perdendo”, falou.
Leia mais:
- Vida & Saúde: AEESB lança projeto que oferece aulas gratuitas de ginástica em Montes Claros
- AEESB: Aulas de ginástica do projeto Vida & Saúde auxiliam no processo de socialização de alunas
Ver essa foto no Instagram
Como participar?
As inscrições podem ser feitas através do número (38) 9 8402-9761, por meio de preenchimento da ficha de cadastro, com documento comprobatório de registro no ensino formal.
Núcleos
As turmas são divididas em quatro núcleos, no matutino e noturno, com dias e horários específicos. Confira abaixo:
Matutino
– Primeiro núcleo
Local: Escola Estadual Secundino Tavares
Endereço: Avenida Oldemar Santos, 160 – Panorama II
Dias: Segunda, quarta e sexta-feira
Horário: das 6h às 7h
– Segundo núcleo
Local: Associação São Geraldo
Endereço: Avenida Barão de Campinas, número 86 – Jardim São Geraldo
Dias: Terça, quinta e sábado
Obs.: Em execução
Horário: das 6h às 7h
Noturno
– Terceiro núcleo
Local: Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves
Endereço: Avenida Belo Horizonte, S/N – Regina Peres, Monte Carmelo
Dias: Segunda, terça e quinta-feira
Horário: das 19h30 às 20h
– Quarto núcleo
Local: Escola Salvador Filpi
Endereço: Rua José Maria Silva, 211 – Vila Sion
Dias: Segunda, quarta e sexta
Horário: das 18 às 19h
Vida & Saúde
O projeto atende mais de 140 pessoas, de 16 a 80 anos, com aulas de ginástica. Executado durante 12 meses, o objetivo é oportunizar a prática esportiva sistematizada para idosos e contribuir para a redução da ociosidade, ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de doenças crônicas e também mantendo a mente saudável.
É desenvolvido pela AEESB via Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE) e tem o apoio da concessionária Eco135. A ação visa o desenvolvimento de idosos por meio do esporte, tendo como meta estimular a melhora na percepção corporal dos assistidos, bem como a qualidade de vida e bem-estar. As turmas serão divididas em quatro núcleos, no matutino e noturno, com dias e horários específicos.
—
Sobre a Eco135 – A Eco135 administra os trechos das rodovias BR-135, MG-231 e LMG-754. São 363,95 quilômetros de extensão, a partir da BR-040, nas proximidades de Curvelo até o município de Montes Claros. Durante os 30 anos de concessão, serão investidos mais de R$ 2,2 bilhões em obras e 1,5 bilhões em serviços operacionais. Para mais informações www.eco135.com.br