Coluna Sal da Terra: Campanha da Fraternidade, conclama a todos a se irmanarem promovendo a Amizade Social

O Papa Francisco tem feito um trabalho pelo próximo, pela paz, pela resolução de conflitos, diálogo entre culturas, nações, etnias e religiões.

Nossas vidas misturam-se, num sonho partilhado de um mundo melhor.

Por isso sinto-me à vontade para dizer que admiro profundamente esse líder espiritual durante várias comunicações como a encíclica ‘Laudato Si’ que é um hino de amor ao planeta, à humanidade e à paz para depois falar sobre a CF/2024.

Neste momento recordo de São Francisco de Assis, que disse que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços.

Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou.

Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saquear seu solo, sua água, ar e seus seres vivos.

Agora vem nos comunicar sobre mais um tema importante, que é a Campanha da Fraternidade/2024.

Destaco o tema como um convite aos irmãos e irmãs, para construir uma verdadeira fraternidade universal que favoreça a nossa vida em sociedade e a nossa sobrevivência sobre a Terra, nossa Casa Comum, já mencionada na “CARTA ENCÍCLICA
LAUDATO SI’
DO SANTO PADRE
FRANCISCO
SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM”.

De modo especial àqueles que se empenham pela fraternidade universal.

A CF 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23, 8).

E o que é amizade social? O Papa Francisco responde: É o amor presente nas relações sociais; é o amor como base da relação entre as pessoas e os povos.

É a vida em comunidade feita de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros, superando as inimizades. A amizade social é um valor precioso, é um dom de Deus aos seres humanos.

A CF 2024 é um forte convite a um profundo exame de consciência e a uma sincera conversão, ao nos fazer refletir sobre o quanto podemos e devemos melhorar em nossa vida pessoal e comunitária.