Ao longo de sua trajetória no planeta, a humanidade encontrou formas diferentes de comunicação. As sociedades se expressaram por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu.
Todavia, com o advento da tecnologia, tornou-se fácil a comunicação por mensagens escritas e faladas, e, aqui, neste momento, nem sempre as regras gramaticais são obedecidas. Para alguns usuários das mídias como Whatsapp, não acreditam que seja necessário este pudor, para outros, no entanto, consideram importante obediência à Gramática Normativa, para fins de manter a clareza da mensagem.
Vejamos quais são os três principais erros gramaticais no whatsapp:
Vocativo
O vocativo ou chamamento deve sempre ser separado por vígula: Ex.:
Bom dia, Maria!
Irei sim, Maria.
Já estou com o veículo oficial. Levarei, Helena?
Sem o uso da vírgula, no exemplo acima, “Maria” é o complemento do verbo e o sujeito “levará Maria” a algum lugar. No entanto, na frase abaixo, a falta da vírgula provoca mudança de sentido:
Já estou com o veículo oficial. Levarei Helena?
É apenas um sinal de pontuação, mas em grupos de trabalho, a confusão pode ser enorme.
Ambiguidade
Linguisticamente, é o vício de linguagem que resulta em mais de uma interpretação de significado para um agrupamento de palavras. Vejamos o caso abaixo:
“Caros Colegas, vocês não vão acreditar! Acabei de falar com o chefe que estava com depressão.”
Quem estava depressivo? O sujeito da frase ou o chefe? O pronome “que” também nos leva a entender que há outros chefes, mas um passou por depressão. Uma simples reestruturação da oração retira o problema:
“Caros Colegas, vocês não vão acreditar! Acabei de falar com o chefe, sobre minha depressão”.
Excessos de desvios ortográficos
No ambiente profissional, estamos constantemente sendo avaliados. Uma dessas avaliações ocorre em relação ao padrão da Língua, uma vez que apresentações e publicações (a clientes, a colaboradores e ao público) devem ocorrer em acordo às regras gramaticais. Por isso, procure sempre revisar a mensagem escrita.