Carnaval: Dicas de Alimentação e Hidratação para Curtir com Saúde

Durante o período de Carnaval, é imprescindível cuidar da alimentação e se manter hidratado para ter pique para curtir com saúde todos os dias da festa. De acordo com a nutricionista Elyane Clair, durante o Carnaval, as altas temperaturas e a agitação constante podem levar à desidratação rapidamente.

“Beber bastante água pois, como normalmente a pessoa acaba consumindo muita bebida alcoólica, o álcool faz com que as células do organismo desidratem, por isso vem a ressaca. Então, a gente orienta bastante o consumo de água, de sucos naturais, água de coco, em algumas situações até mesmo de isotônicos. Isso é muito importante para manter, também, as células, principalmente as cerebrais mais ativas”, orienta a nutricionista.

Além da hidratação, para manter os níveis de energia durante os dias de folia, Elyane recomenda que os foliões dêem preferência a alimentos leves e nutritivos, como frutas frescas, sanduíches naturais, saladas e snacks saudáveis, que são boas opções para repor as energias sem sobrecarregar o estômago.

“Nesse período a gente orienta a alimentação mais natural possível. Para dar energia, a gente indica o consumo de carboidrato, no caso é integral, a batata, a banana, as frutas que tem carboidrato com alto índice glicêmico, que é o que fornece energia”, explica.

Mesmo com a correria dos bloquinhos o ideal é que os foliões não deixem de fazer as refeições principais. Pular refeições pode levar à queda de energia e afetar o desempenho do organismo durante os dias de festa. Faça pelo menos três refeições por dia, priorizando alimentos que forneçam energia de forma sustentável.

Outro ponto que ela chama a atenção é em relação aos alimentos pesados e gordurosos, que podem causar desconforto e prejudicar o bem-estar. “A fritura, por exemplo, contribui até para dar ressaca”, diz Elyane.

Ao consumir alimentos na rua, verifique sempre a procedência e a higiene do local. Prefira alimentos frescos e preparados na hora, e evite consumir alimentos crus ou mal cozidos que possam representar riscos à saúde.

Se optar por consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação e sempre intercale com água para evitar a desidratação. Lembre-se de que o excesso de álcool pode prejudicar a sua saúde e comprometer a sua diversão.  

Texto Ana Paula Paixão