De acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o município de Montes Claros conta com 3 fontes de abastecimento, sendo a principal delas, a barragem do rio Juramento.
A barragem recebe água dos rios Canos, Saracura e Juramento. O reservatório tem a capacidade de armazenar 45.142.985.000 de litros de água. Nesta segunda-feira (05/02/2024), a represa está com 62,32% da capacidade de armazenamento. No mesmo período do ano passado, o nível era de 83,69%.
A demanda média de produção para Montes Claros é de 1.000 litros por segundo, sendo que a barragem do rio Juramento corresponde entre 50% e 60% desse volume.
Desde 2018, a captação de água no Rio Pacuí, no município de Coração de Jesus, além de incrementar o abastecimento da cidade, auxilia na recuperação do reservatório de Juramento no período de estiagem.
A Copasa inaugurou, em 2022, o sistema São Francisco, com capacidade de captação de água do Rio São Francisco, em Ibiaí, a 150 km de Montes Claros. O sistema irá reforçar o abastecimento da cidade em caso de necessidade, já considerando estimativas de crescimento do município nos próximos 30 anos e que poderá suprir demandas futuras da população de Montes Claros em eventuais contingências.