Com mais de 650 mil seguidores nas redes sociais, a dentista Hellen Kacia Matias da Silva é investigada por realizar procedimentos estéticos que deformaram o rosto de pacientes, em Goiânia (GO). A odontóloga foi presa preventivamente na terça-feira (30). A Polícia Civil (PC), ainda cumpriu quadro mandados de busca e apreensão em endereços ligados à suspeita, na capital e em Santa Bárbara de Goiás (GO).
Conforme a PC, Helen e outros três dentistas realizavam procedimento que são “expressamente vedados pelo Conselho Federal de Odontologia”. A suspeita oferecia cirurgias plásticas abertamente pelo Instagram e ministrava cursos para que outros profissionais realizassem as cirurgias “sob sua supervisão”.
Os investigadores também encontraram instrumentos cirúrgicos, anestésicos e medicamentos vencidos na clínica de propriedade da suspeita. A Vigilância Sanitária autuou o estabelecimento e descartou os materiais fora do prazo de validade. Segundo a PC, o alvará da clínica não permitia a realização de procedimentos invasivos.
Polícia ouviu pelo menos 10 vítimas
Após apreender o celular que era usado pela clínica para contactar os clientes, a polícia encontrou diversas fotos de pacientes com o rosto deformado. Todos eles tinham se submetido a cirurgias com a profissional ou seus alunos.
Os policiais colheram o depoimento de mais de 10 vítimas da dentista, além de depoimentos de funcionários da clínica. Todos confirmaram que os procedimentos eram feitos em condições inadequadas, fora do ambiente hospitalar, o que pode causar um grave risco aos pacientes. As pessoas ouvidas disseram que Hellen não aceitava nenhuma crítica ao seu trabalho e que tratava os pacientes com descaso.
[Com informações de Itatiaia]