A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Movimento LGBTQIA+ dos Gerais (MGG), promoverá oi uma Roda de Conversa em 29 de janeiro, Dia da Visibilidade Trans, das 14 às 17 horas, na Casa da Cidadania, situada na Praça Raul Soares, no Centro.
O Dia Nacional da Visibilidade Trans é um marco da luta pela cidadania e pelo respeito às travestis, homens e mulheres trans. É uma data simbólica destinada a lembrar a luta de pessoas trans pelo respeito à identidade de gênero e direitos básicos que são, diariamente, negados dentro da sociedade.
Para Lívia Venturini, mulher trans e coordenadora de políticas sociais do MGG, além de servidora pública municipal, “ainda hoje a população trans tem grandes dificuldades no acesso à educação, trabalho, saúde e diversas outras áreas. A manutenção da vida ainda é um grande desafio, e os dados de violência e discriminação são alarmantes. A Prefeitura de Montes Claros segue seu compromisso de construir possibilidades para a transformação dessa realidade, buscando cidadania e vida digna para essa população”.
Para o presidente do MGG, José Cândido de Souza Filho, o Candinho, a luta pelo respeito à população LGBTQIA+ é um desafio diário, por isso o MGG oferece, gratuitamente, atendimento psicossocial a essa população e aos seus familiares.
A Roda de Conversa contará com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, tais como a Comissão de Diversidade da 11ª Subseção da OAB de Montes Claros e as secretarias municipais de Saúde, Educação, Planejamento e Gestão e Desenvolvimento Social.
Neste evento, os gestores terão a oportunidade de apresentar para a população trans e seus familiares os diversos serviços ofertados pelo poder público, e ouvirão as demandas apresentadas por essa parcela da sociedade. Para a psicóloga do MGG, Yasmin Medeiros, a realização desse momento de escuta demonstra de forma inequívoca o respeito dispensado pela Gestão Municipal a essa população, que na sua maioria vive em situação de vulnerabilidade social e econômica.
De acordo com o assistente social do MGG, William Martins, o evento contará também com o apoio da equipe do Centro de Educação Profissional da Divina Providência, que oferta cursos de qualificação e faz encaminhamentos ao mercado de trabalho, oportunizando assim a melhoria na qualidade de vida dessa população.
O Dia da Visibilidade Trans foi instituído em 2004 pelo Ministério da Saúde, em reconhecimento à dignidade desta parcela da população. A data representa a luta de transexuais e travestis na defesa e ampliação de seus direitos e no combate ao preconceito.