A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou nesta quarta-feira (17/01), em Rio Pardo de Minas, região Norte do estado, a operação “Tribunal do Templo – Fase II” visando o cumprimento de 14 mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão no município.
Segundo o delegado João Victor Petrone, a operação visou a repressão às organizações criminosas voltadas para o tráfico de drogas que atuam na região de forma violenta para manutenção do tráfico, por meio de coações e prática de crimes contra a vida.
Durante a operação, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de prisão e outras 3 pessoas foram presas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Os procedimentos de polícia judiciária estão sendo formalizados e todos os investigados serão encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.
A Delegada Regional em Taiobeiras, Liliam de Cales, eslarece que esse período é marcado por muitas festividades, férias escolares e o aquecimento do comércio, fatores que impulsionam a movimentação de pessoas e demanda maior controle da criminalidade. “Com essa operação a Polícia Civil visa cumprir mandados de prisão e outras Cautelares para garantir a segurança da população norte-mineira durante as festividades do carnaval” disse a delegada.
A operação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações Estratégicas da Polícia Civil por meio do CORE (Coordenação de Recursos Especiais), COC (Coordenação de Operações dom Cães) e CAT (coordenação Aerotática) com apoio da aeronave Carcará 01, além da participação de mais de 80 policiais civis das Delegacias Regionais de Taiobeiras, Janaúba e Montes Claros.