No final da tarde desta terça-feira (02/01), em Janaúba, região Norte do Estado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, efetuou a prisão de um homem de 29 anos, suspeito de matar um idoso 71 anos. O suspeito foi localizado na zona rural do município de Jaíba, e com ele os policias localizaram a carteira da vítima com todos os seus documentos.
Sobre o crime:
Em 22 de dezembro de 2023, a vítima foi encontrada sem vida, com diversas lesões na cabeça, na Estrada da Colonização Banavit. Constatou-se que se tratava de um mototaxista e que sua motocicleta, carteira e aparelho celular haviam sido subtraídos.
A investigação:
A delegada Glênia Balieira Torres Aquino, responsável pela investigação, afirma que, inicialmente o fato teria sido registrado como crime de latrocínio, que ocorre quando se mata a vítima com a finalidade de subtrair seus bens. No entanto, com as investigações, a equipe de investigadores da Polícia Civil constatou que na verdade o crime aconteceu por motivos passionais, e que a subtração dos bens foi um artifício com vistas a dissimular a verdadeira motivação do crime.
Conforme apurado pela Polícia Civil, o autor e sua esposa eram residentes em uma comunidade da zona rural do município de Janaúba. Sempre que a mulher ia a Janaúba, utilizava-se dos serviços de mototaxista prestados pela vítima, que tinha como ponto fixo de mototáxi, um ponto em frente a uma sorveteria. O suspeito começou a desconfiar que a esposa o estivesse traindo, suspeitando do mototaxista, o qual tinha costume de presentear e pagar bebidas para a mulher.
Dias antes do crime, o suspeito havia ido até a sorveteria e ao ponto de mototáxi e proferido ameaças dizendo que quem estivesse tendo caso com sua mulher, “iria lhe pagar”.
Glênia pontua que, no dia do crime, o investigado ligou para a vítima solicitando uma corrida de mototáxi. Quando a vítima pegou o passageiro, ele lhe solicitou que o levasse até uma zona rural, sentido oposto à qual residia. Ao passarem por local deserto, o suspeito matou a vítima de forma brutal, com pedradas e pauladas na cabeça, fugindo logo após o crime, e levando consigo a motocicleta, carteira e celular da vítima
A prisão:
A delegada representou pela prisão temporária do suspeito, cujo pedido foi deferido pela Justiça. “Nesta data uma equipe composta por policiais civis e militares conseguiram efetuar a prisão do suspeito, que se encontrava escondido na Zona Rural do município de Jaíba. Ao avistar os policiais, ele tentou fugir, mas foi alcançado e preso.
Com o suspeito os policiais localizaram a carteira da vítima, com todos os seus documentos”, contou Glênia.
O suspeito foi encaminhado para Delegacia de Polícia Civil de Plantão, onde teve cumprido o mandado de prisão, e foi encaminhado ao sistema prisional onde está à disposição da Justiça.