Nesta sexta-feira (8), a cidade de Matias Cardoso, na Região Norte de Minas Gerais, será a capital simbólica do estado. A transferência do posto, ocupado por Belo Horizonte, vai acontecer por causa das comemorações do Dia das Gerais.
A data, celebrada desde o ano de 2011, transfere a capital mineira para Matias Cardoso porque o município é uma das primeiras cidades de Minas Gerais.
A cidade vai ser palco, nesta sexta-feira, da entrega das medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz. A comenda Maria da Cruz é destinada a personalidades femininas que contribuíram para o desenvolvimento do Norte de Minas Gerais, enquanto a honraria com o nome de Matias Cardoso é dada a homens que tiveram o mesmo papel.
A expectativa é que o governador Romeu Zema (Novo) e o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB), viajem a Matias Cardoso participar das celebrações do Dia das Gerais. Os deputados estaduais Leninha (PT), Arlen Santiago (Avante), Oscar Teixeira (PP), Gil Pereira (PSD) e Ricardo Campos (PT) vão receber as comendas.
[Com informações de Itatiaia]