Beber cerveja em dias altas temperaturas faz mal?

Nos dias de forte calor, quem gosta de uma cervejinha acaba bebendo uma quantidade maior do que o normal. Afinal, por que não se refrescar com uma bebida bem gelada? A questão é que o álcool desidrata o corpo. E enquanto a pessoa acha que está se hidratando com mais cerveja, na verdade o corpo está perdendo água.

É só perceber que as idas ao banheiro para urinar ficam mais frequentes quando a gente ingere mais álcool. Por isso, em momentos de forte calor, quem quiser tomar cerveja também deve ingerir bastante água.

“O consumo de álcool, incluindo cerveja ou chopp, em dias de forte calor pode ter efeitos negativos no corpo por seu efeito diurético, o que significa que aumenta a produção de urina. Isso pode levar à perda adicional de líquidos e eletrólitos, contribuindo para a desidratação. Se a intenção é manter o corpo hidratado em dias quentes, é fundamental equilibrar o consumo de álcool (de forma muito moderada) com a ingestão de água para ajudar a compensar a perda de líquidos causados pela bebida alcoólica e a manter o equilíbrio hídrico”, alerta o médico neurocirurgião Felipe Mendes, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Além da desidratação, as bebidas alcoólicas também provocam outros efeitos no organismo nos dias mais quentes. “O álcool também interfere na capacidade do corpo de regular a temperatura e isso é algo crítico em condições de extremo calor, em que a capacidade do organismo de dissipar o calor é essencial para evitar a hipertermia”, diz o especialista.

O calor também pode deixar o raciocínio mais lento, o que é agravado durante o consumo do álcool. “Bebidas alcoólicas aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos e também podem afetar o sistema nervoso central, comprometendo a função cognitiva e a funcionalidade motora. A combinação com o estresse adicional causado pelo calor pode resultar em uma maior sensação de fadiga e lentidão mental”, explica o médico.

Por isso, a dica é beber bastante água nos dias de forte calor. “A ingestão regular de água ajuda a aliviar esses sintomas e melhora o bem-estar geral”.

[Com informações de O TEMPO]