Fazendeiro é multado em R$ 85 mil após derrubar 142 pequizeiros no Norte de MG

Imagem: Ilustrativa/ Internet

Um fazendeiro e ex-prefeito de uma cidade do interior de Minas Gerais foi multado após arrancar 142 pequizeiros, árvore que é protegida por lei e considerada “imune ao corte” desde 2012, na zona rural de Várzea da Palma, no Norte de Minas. A autuação ocorreu após se espalhar nas redes sociais um vídeo mostrando pés de pequi enormes caídos no chão após serem arrancados na propriedade rural.

Após terem acesso às imagens que mostravam o grande desmatamento promovido no local, a Polícia Militar (PM) de Meio Ambiente fez uma fiscalização, na manhã da última sexta-feira (3 de novembro), na fazenda conhecida como Curumataí, que fica às margens da BR-496, na altura da comunidade de Buriti das Mulatas, na zona rural do município.

Assista ao vídeo que levou a polícia até a fazenda:

No local, os militares identificaram então o corte dos 142 pequizeiros e, ainda, a derrubada de outras 326 árvores que não contam com proteção especial. Durante as buscas, ninguém foi localizado na propriedade rural, porém, vizinhos da fazenda, que preferiram não se identificar temendo represálias, repassaram informações que permitiram aos policiais identificar o proprietário como Gilson Santiago Aranha Júnior, de 40 anos.

[Com informações de O TEMPO]