O Uma nova equipe de militares segue para o Rio Grande do Sul para dar continuidade aos trabalhos iniciados pela primeira equipe enviada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em apoio às buscas por desaparecidos no Vale do Taquari, após os desastres provocados pelas chuvas em todo o estado.
A nova equipe também é composta por 4 militares e 3 cães de busca, e inicia as atividades na próxima terça-feira (24), em apoio aos bombeiros militares do Estado do Rio Grande do Sul.
Cada uma das equipes do CBMMG permanece no Rio Grande do Sul por 7 dias, executando ações de busca, contando com o aporte de equipamentos modernos e específicos para esse tipo de atividade. Dada a vasta extensão da área atingida e com vítimas ainda por localizar, o trabalho exige o rodízio entre as equipes com cães. Os bombeiros mineiros levam na bagagem, além das qualificações, a ampla experiência de atuação em vários desastres, como os de Mariana e Brumadinho.
O CBMMG tem procurado constantemente aumentar a qualificação de seus profissionais, levando cada vez mais um trabalho de excelência à sociedade. Além disso, Minas está na vanguarda dos estados brasileiros que mais investe na capacitação dos cães de busca, visando manter a qualidade e a operacionalidade dos binômios (cão + condutor), testando habilidades e mensurando elementos fundamentais como autonomia na busca, perseverança e resistência.
A importância dos cães de busca para as corporações militares foi reforçada na tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, quando os cães foram fundamentais para encontrar boa parte das vítimas que desapareceram em meio ao rejeito.