Prossegue neste mês de outubro no cineclube CineMaracas a mostra “Eduardo Coutinho: crítica e afeto”, em homenagem ao paulista Eduardo Coutinho (1933-2014), exibindo alguns de seus melhores documentários. A mostra reúne quatro longas de épocas e temas diferentes.
Diretor e roteirista premiado no Brasil e exterior, Coutinho dirigiu 23 documentários em que seu olhar crítico e as formas de representar a realidade brasileira, acabaram por construir uma estética cinematográfica especial. Ela envolvia entrevistas e o sincero interesse pelo entrevistado. Coutinho dizia que o som mais belo que existe é o da voz humana. O acervo de Eduardo Coutinho pertence hoje ao Instituto Moreira Salles (IMS).
O Cineclube CineMaracas acontece todos os sábados a partir das 18horas na sede da Associação dos Moradores do Bairro Maracanã, Praça Beato Francisco Coll, 107, e o acesso é gratuito. Logo após a sessão tem bate papo com a plateia sobre o filme exibido.
Programação:
Dia: 21/10 – “Peões” (2004) – 85minutos.
Sinopse: A história de homens e mulheres que migraram do campo para a região do ABC Paulista durante as décadas de 1960 e 1980, para trabalharem na indústria automobilística. Ao mesmo tempo que registra a luta dessas pessoas anônimas, Coutinho mostra os bastidores do movimento operário e do novo sindicalismo que nascia nos anos de 1979 e 1980. Um retrato do Brasil que poucos conhecem.
Contato: Márcia Braga – 38 988366065