Onda de calor: quando irá terminar?

A onda de calor poderá dar uma trégua nesta semana e fazer com que as temperaturas caiam. É o que diz a meteorologista e porta-voz do ClimaTempo, Maria Clara Sassaki. As altas temperaturas deverão diminuir a partir desta quarta-feira (27/9).

“[Onda de calor] já começa a perder força amanhã [terça-feira (26/9)], mas segue até o dia 27, até lá, ainda tem possibilidade de temperaturas bem altas”, explicou a meteorologista.
Maria Clara ressaltou que a diminuição da temperatura se dá pela passagem de uma frente fria na região Sudeste do Brasil. Segundo a especialista, em Minas Gerais, a frente fria deverá causar chuvas isoladas no interior do estado e diminuir as temperaturas máximas.

Novas ondas

No entanto, a trégua deverá durar pouco tempo. De acordo com a porta-voz do ClimaTempo, historicamente, outubro é o mais quente do ano na região Sudeste. Tal fator poderá trazer novas ondas de calor com a consequente elevação das temperaturas máximas.

“Infelizmente, com relação às temperaturas, a gente tem a expectativa de novas ondas de calor, principalmente em outubro. Então, novas ondas de calor são esperadas para o próximo mês, justamente, porque ainda temos a atuação do fenômeno El Niño, que vai até o final do verão”, destacou.

Quebra de recorde

Nesta segunda-feira (25/9), foi registrada em São Romão (10,31 mil habitantes) a mais alta temperatura medida em todo estado de Minas Gerais neste ano: 43 graus. A informação foi confirmada pelo meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo.

Ele destacou que, São Romão sempre foi caracterizada pelo forte calor, o que é associado à baixa altitude do  município, de 480 metros acima do nível do mar. A cidade do Norte de Minas esta localizada às margens do Rio São Francisco.

De acordo com o meteorologista, outras cidades do Norte do estado também tiveram os termômetros na alturas nesta segunda-feira. Entre elas, Janaúba (41,8 graus) e Itacarambi (40,8 graus).

[Com informações de Estado de Minas]