Seis homens e uma mulher foram detidos em uma operação policial de combate aos crimes de homicídio e tráfico de drogas, na manhã dessa terça-feira (19), em Januária, no Norte de Minas.
Segundo a Polícia Civil, durante a ação, com apoio da Polícia Militar, a Polícia Civil cumpriu 22 mandados de busca e apreensão. Quatro jovens de 19, 20, 21 e 22 anos e uma mulher com 33, foram presos. E ainda, dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos.
O delegado da Polícia Civil, responsável pela investigação, Farley Guedes Oliveira, disse que a operação é o resultado de todo o conjunto probatório colhido durante a investigação policial que permitiu identificar e qualificar integrantes de uma facção criminosa instalada no Bairro São Domingos, conhecido por “Jabá”, envolvidos em uma série de confrontos armados na cidade.
“ Estes confrontos resultaram em um homicídio consumado e três homicídios tentados, que aconteceram no dia 17 de julho deste ano, no bairro Vila Margareth, região conhecida como “Galiléia”, explicou.
Durante a investigação, provas e depoimentos foram contundentes para indicar que, no dia do crime, um adolescente, de 17 anos, teria efetuado os disparos que atingiram as vítimas, o qual, no momento dos fatos estava acompanhado de um rapaz, 22 anos, que pilotava a motocicleta que levou o menor até o local e depois o ajudou a fugir.
Em decorrência dos disparos, um homem, de 36 anos, faleceu e outras três vítimas, todas do sexo masculino ficaram feridas, inclusive, um deles, com 47 anos, permanece com graves sequelas.
Com a investigação avançada que culminou na identificação dos envolvidos, o delegado representou pela decretação da prisão do suspeito e apreensão do adolescente, sendo as medidas cumpridas durante a operação deflagrada nesta data.
Foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão dinheiro, munições 9mm, porções de cocaína, maconha, crack, balanças de precisão, celulares e uma motocicleta, além de um caderno de anotações relacionadas ao tráfico de drogas, entre outros materiais. A apreensão culminou com a prisão em flagrante de quatro envolvidos e apreensão de outro adolescente, os quais foram encaminhados para a Delegacia de Plantão do município.
O delegado esclarece ainda, que além do inquérito instaurado para apurar os crimes dolosos contra a vida, o grupo monitorado pela Polícia Civil há algum tempo em razão de recorrentes denúncias que aportavam na unidade, delatando o envolvimento deles com o tráfico de drogas, inclusive com a utilização de adolescentes.
As investigações continuam e, tão logo concluídas, o inquérito será remetido à Justiça.