Com o objetivo de mobilizar empregados e comunidade para ações de sustentabilidade, vai ser realizado neste sábado, 16, o Dia de Cooperar 2023 – Dia C, iniciativa do Sistema OCB e do Sicoob Credinor. As atividades ocorrem no Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, das 8h30 às 12h, com iniciativas que incluem o estímulo à prática de valores e princípios cooperativistas, especialmente em atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Sicoob é signatário.
No evento, será lançado o selo Credinor Verde, que simboliza uma série de iniciativas ecológicas, ambientais e sustentáveis. Uma delas é a implementação da coleta seletiva nas agências, iniciando em Montes Claros, a partir do dia 25 de setembro, envolvendo a separação correta dos resíduos em categorias como papel, plástico e metal, para possibilitar o encaminhamento para a reciclagem.
Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinor, Dario Colares, além de reduzir a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário, essa prática vai estimular a economia circular. “Um dos destaques do programa é a parceria com a empresa de tratamento de resíduos Reciclagem União e com o Projeto Social Jovens e Adolescentes em Busca de Superação – JABS, que atende 120 crianças e adolescentes. Após coletados, os resíduos serão transportados para o galpão da União Reciclagem, onde serão triados, pesados e comercializados. A empresa ficará responsável pelo relatório volumétrico dos materiais, venda e repasse do resultado financeiro para o JABS”, explica o presidente.
De acordo com o engenheiro ambiental contratado pelo Sicoob Credinor, Pedro Bicalho Maia, só as agências da cooperativa, em Montes Claros, devem arrecadar 35,7 toneladas de recicláveis em um ano. “Com base nos valores pagos atualmente no quilo de plástico, de papel e de papelão, após 12 meses, será possível arrecadar cerca de R$20.790,91 para o projeto social JABS. Por isso a participação de todos é muito importante”, ressalta o engenheiro.
O projeto da cooperativa também prevê a substituição de copos plásticos por copos de papel, em todas as agências do Sicoob Credinor, a partir da segunda quinzena de outubro. No Centro Administrativo da cooperativa, o uso de descartáveis será extinto. “Somos uma instituição que valoriza e respeita o meio ambiente, que está no DNA do cooperativismo. Internalizar cultura exige práticas permanentes do bem viver, do bem conviver, e estas mudanças precisam ser compartilhadas para que reforcem o nosso compromisso social e ambiental”, destaca Dario Colares.
A programação do Dia C ainda inclui a apresentação teatral “Doutores do Lixo”, que trata sobre a importância da coleta seletiva, e um passeio pelas trilhas da Lapa Grande e do Boqueirão, no Parque Estadual da Lapa Grande. “Quando a gente conhece, a gente passa a respeitar e a querer o bem. O parque age no sentido de nos transformar enquanto pessoas para que a gente possa multiplicar esses comportamentos bons em relação ao meio ambiente, para um futuro melhor a todos”, pontua a gerente do parque, Aneliza de Almeida Miranda Melo.
Mobilização nas agências
A partir dessa terça-feira, 12, uma comitiva formada por analistas da Unidade de Governança e Investimento Social do Sicoob Credinor e o engenheiro ambiental parceiro visita as agências da cooperativa para apresentar o selo Credinor Verde. O objetivo é que o projeto seja aplicado, gradativamente, em todas as 33 agências, em 25 municípios de Minas Gerais e da Bahia, onde o Sicoob Credinor atua.