Campus da UFMG em Montes Claros terá Núcleo de Apoio ao Pequi e outras demandas da agricultura familiar

Na última semana, o deputado federal Rogério Correia (PT) visitou o campus da Universidade Federal de Minas Gerais em Montes Claros , para onde foram destinados R$100.000,00 (cem mil reais) em recursos do mandato do parlamentar para construção de um laboratório de Biotecnologia.

No espaço de três hectares será instalado um Núcleo de Apoio ao Pequi e outras demandas da agricultura familiar do Norte de Minas. “Neste local, foi instalado um container onde funcionará o laboratório de Biotecnologia. Teremos um biodigestor, serão construídos viveiros para espécies de interesse regional e teremos um credenciamento junto ao Ministério da Agricultura. Os alunos estão envolvidos e engajados nesta atividade. Este recurso foi de extrema importância para a concretização deste projeto”, enfatiza o professor Demerson Sanglard, responsável pelo espaço. Ainda segundo o docente, o local será um ponto de referência para pesquisas e bioinsumos, uma tendência da agricultura em geral. 

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)

O parlamentar, por sua vez, reforçou a importância da iniciativa para a região. “A gente sabe que tem a lei estadual do Pró-Pequi, que está se transformando em uma lei Pró-Cerrado nacional. Nós aprovamos na Câmara, agora foi para o Senado. Então, a gente traz esta experiência, mostra para o Brasil estas ações que vocês estão fazendo e como isso fortalece a proteção do Cerrado, que está sendo muito devastado. E ainda mostramos como este trabalho gera renda e também protege o meio ambiente”, afirmou.