O Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino começa no próximo mês de setembro e será realizado do dia 3 a 21 de outubro. Nesta edição, o torneio conta com seis equipes, sendo cinco delas representantes do estado na Superliga, maior competição da modalidade no país.
Além do Coelho, estão na disputa o Sada Cruzeiro, Itambé Minas, Araguari/Praia Clube/Sada e Azulim/Gabarito/Monte Carmelo, bem como o Juiz de Fora Vôlei, time que volta ao voleibol profissional neste ano.
A fase inicial será disputada em sedes. Montes Claros, Araguari, Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Monte Carmelo receberão as partidas.
Conforme o regulamento, as seis equipes vão se enfrentar em turno e returno, no sistema de pontos corridos, totalizando 10 rodadas. Após o fim da etapa classificatória, os quatro melhores colocados avançam. Em seguida, será feito o cruzamento olímpico, quando o primeiro enfrenta o quarto e o segundo duela com o terceiro. A semifinal e final, no entanto, acontecem nos dias 20 e 21.
Para o técnico Reinaldo Bacilieri, o Estadual é um prognóstico do que virá nesta temporada, com adversários robustos e dispostos a impor dificuldades.
“Será altamente desafiador, tanto em relação ao nível dos adversários quanto no que diz respeito ao número grande de jogos em período curto de disputa. Associado à distâncias grandes que vamos percorrer para fazer os jogos fora de casa, que vão nos exigir muita qualidade e resiliência dentro e fora de quadra. Teremos que ter uma atenção especial, principalmente, na recuperação dos atletas entre os jogos, para que possamos atingir o nosso melhor nível nesse início de campeonato”, destacou.
Superar adversidades
Bacilieri acredita que o elenco mocamericano precisará trabalhar, além da parte física, o emocional, para alcançar os objetivos traçados.
“Nossa mentalidade é de sempre superar adversidades e focar em vencer. Dessa forma, cuidar dentro e fora de quadra, para chegar onde queremos. O grupo vem fazendo isso com excelência, o que nos projeta um tipo de qualidade na disputa do mineiro em 2023”, continuou.
O comandante ainda destaca o início da temporada, com desafios importantes para conhecer os oponentes e criar um grupo coeso.
“Sabemos do desafio de ter cinco de seis equipes da Superliga na disputa do Campeonato Mineiro. Juiz de Fora, que não está neste contexto, está se estruturando bem para a disputa, jogando a Liga C, com projeção para subir já nesta temporada. Uma certeza que temos é que não tem jogo fácil. Vamos brigar em todos para poder buscar bons resultados. Sabemos que nenhum deles vai trazer tranquilidade para nós”, concluiu Reinaldo.
Já o central Melqui, um dos remanescentes do elenco anterior, o Mineiro servirá de prognóstico para avaliar como chega cada oponente.
“O Campeonato vai ser um excelente teste pra gente. Estamos há quatro semanas de trabalho duro. Das seis equipes que disputam, cinco estão na Superliga A, incluindo o atual campeão e o vice. Vai ser muito bom para sairmos prontos para a disputa da Superliga”, falou.
Tabela de jogos do MOC América no Campeonato Mineiro
Setembro
Belo Horizonte
11/09 (segunda-feira), às 15h | Itambé Minas x Montes Claros América Vôlei, na Arena UNIBH
Montes Claros
14/9 (quinta-feira), às 19h30 | Montes Claros América Vôlei x Sada Cruzeiro, no Ginásio Tancredo Neves
19/09 (terça-feira), às 19h30 | Montes Claros América Vôlei x Juiz de Fora Vôlei, no Ginásio Tancredo Neves
Monte Carmelo
25/9 (segunda-feira), às 19h30 | Azulim/Gabarito/Monte Carmelo x Montes Claros América Vôlei, no Ginásio Raul Belém
Araguari
27/9 (quarta-feira), às 19h | Araguari/Praia Clube/Sada x Montes Claros América Vôlei, no Poliesportivo Mário Brum
Outubro
Montes Claros
1/10 (domingo), às 14h | Montes Claros América Vôlei x Itambé Minas, no Ginásio Tancredo Neves