Um homem, de 41 anos, foi rendido por dois criminosos dentro da própria residência, na tarde dessa quarta-feira (23), no bairro Planalto, em Montes Claros.
Segundo a Polícia Militar, a vítima relatou que horas antes do crime, uma pessoa fez contato por um aplicativo de mensagem querendo adquirir uma peça de um veículo. O homem disse que tinha o produto e repassou o endereço da residência.
Posteriormente, no período da tarde, dois homens chegaram a casa. Ao abrir o portão, a vítima foi surpreendida por um dos suspeitos que anunciou o assalto apontando uma arma. O morador relatou aos militares que os homens estavam usando roupas semelhantes às usadas por agentes de endemias do município.
O autor e o comparsa gritaram com a vítima que relatou aos criminosos que no local havia câmeras de segurança. Neste momento ele passou a ser agredida com coronhadas na cabeça. O morador conseguiu correr e os homens fugiram do local sem levar nada.
Com base nas características, imagens e informações, foi realizada uma força tarefa para identificar e localizar os autores. A polícia analisou imagens de câmeras e constatou que os criminosos fugiram em um carro com um comparsa, que aguardava em outra rua.
O homem relatou que havia sido alertado pela mãe do filho dele que dois homens planejavam um roubo na casa. Os militares localizaram a mulher que ao ser questionada entrou em contradição pelo fato de terem sido encontrados no veículo e na casa, objetos utilizados para a prática do crime, sendo, o telefone celular, as vestes utilizadas e a réplica de arma de fogo.
Em seguida, a polícia localizou o namorado da mulher que permaneceu em silêncio ao ser questionado sobre os fatos. O carro dele foi apreendido e os policiais confirmaram que era o mesmo usado para dar suporte aos assaltantes.
O suspeito foi levado para a delegacia de Polícia Civil. A mulher também foi conduzida à delegacia. Os dois homens que participaram da ação não foram localizados.
Prefeitura se posiciona
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os Agentes de Combate às Endemias trabalham uniformizados e são pessoas que atendem as mesmas residências em um mapeamento já delimitado. Esse uniforme usado por esses homens não faz parte dos uniformes dos ACE’s. Normalmente os profissionais são conhecidos pelos moradores. Em caso de dúvidas, a população deve solicitar a identidade profissional e pessoal ou ligar no Centro de Controle de Zoonoses no telefone 2211 4400 para verificar qual agente está atendendo aquela área.