O Dia do Estagiário é celebrado nesta sexta-feira (18). Importante etapa para ingressar no mercado de trabalho, o estágio é uma oportunidade de aprendizado e também de crescimento. Para se destacar nesses processos seletivos, é bom estar preparado.
Veja a seguir dicas valiosas para mandar bem durante a seleção:
Conheça a cultura da empresa
Na hora da entrevista, uma das primeiras coisas que o recrutador vai avaliar é se o aluno se identifica com a cultura da empresa. “Ele tem que se preparar para a entrevista de estágio como se fosse uma vaga de emprego mesmo. Tem que demonstrar interesse”, explica a coordenadora do Rede de Carreiras do Senac em Minas, Ana Roberta da Cruz. E demonstrar interesse, segundo Ana Roberta, é mostrar que conhece a empresa que está ofertando a vaga e também mostrar que conhece bem a profissão para a qual está se formando.
Tenha uma boa apresentação pessoal
De acordo com a coordenadora, a postura e a vestimenta na hora da entrevista têm que estar condizentes com a profissão. Isso não quer dizer que exista uma regra geral de como se vestir, mas é necessário estar de acordo com a área de atuação. “Um aluno de gastronomia, por exemplo, não pode chegar na entrevista de emprego com as unhas enormes, porque o profissional de gastronomia precisa ter as unhas curtas”, exemplifica Ana Roberta.
“Ele tem que ter os cuidados necessários que a profissão exige”. E conhecer bem a profissão conta pontos na hora da entrevista, como explica Ana: “sua apresentação numa entrevista de emprego diz muito sobre a sua identificação com a profissão que você escolheu”, pontua. “Tem que saber falar das competências técnicas que adquiriu e dos conhecimentos que ainda está adquirindo sobre a profissão. O candidato precisa conhecer muito bem o curso que ele está estudando”, orienta.
Coloque o aprendizado da faculdade ou curso técnico no currículo
Incluir no currículo o aprendizado que teve até aquele momento na faculdade ou no curso técnico também auxilia na hora da contratação. Ana Roberta explica que as habilidades contam muito na hora da seleção e o recrutador só vai conhecê-las se tiver algo que as exemplifique. “Muitas vezes, a vaga já está reservada para um tipo de atividade, então já ter o período que está cursando e as habilidades adquiridas até o momento ajuda o recrutador a filtrar”, diz.
Ana explica que trabalhos feitos na faculdade e projetos voluntários também ajudam na hora de mostrar talento. “Às vezes, o aluno já até recebeu alguma premiação, algum título de trabalho que ele fez na escola, e ele não sabe que tem que colocar isso no currículo”, diz.
Fique atento às oportunidades nas empresas
Além disso, é necessário manter o currículo atualizado e ficar atento às oportunidades que as empresas oferecem. Acompanhar, por exemplo, páginas de vagas e portais voltados para esse tipo de divulgação.
Estágio é oportunidade de adquirir experiência antes de se formar
Ana Roberta observa que alunos de cursos técnicos têm feito poucos estágios. Para ela, isso é ruim porque o estágio te prepara para o mercado. “Todos os alunos do curso técnico e superior deveriam passar por essa experiência de estágio. Eu acho que isso é super importante!”, avalia.
Durante o período de estágio, o comportamento também deve ser adequado. Ana explica que o estágio precisa ser encarado com seriedade, como qualquer outro emprego. “Você está começando como estagiário, mas tem que ter visão de futuro”, diz. Segundo ela, um estagiário que demonstra curiosidade pelo trabalho, é prestativo e desenvolve habilidades, tem grandes chances de ser lembrado pela empresa depois, na hora de contratar para uma vaga efetiva.
“O estágio é uma grande oportunidade para ter contato com a profissão e, ao mesmo tempo, fazer com que o aluno se certifique da escolha que fez tanto no curso técnico quanto no ensino superior”, classifica Ana Roberta. “O estágio é uma ponte para o futuro!”, conclui.
[Com informações de O TEMPO]