Centenas de pessoas acompanharam os desfiles dos grupos folclóricos Catopês, Marujos e Caboclinhos, na manhã desta quinta-feira (17), na região central de Montes Claros. O cortejo realizado celebrou o reinado de Nossa Senhora do Rosário.
Durante as Festas de Agosto, que está em sua 182ª edição, os grupos homenageiam Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Divino Espírito Santo, valorizando a religiosidade popular.
Com o céu de fitas, o colorido das roupas e o grande cortejo passando pelas ruas da cidade, os montes-clarenses puderem presenciar um lindo desfile.
O presidente da Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, Mestre Zanza Junior, destacou que continuar a tradição é manter o legado do Pai [Mestre Zanza, um dos líderes nas manifestações folclóricas das tradicionais Festas de Agosto de Montes Claros].
“A importância é manter o legado do meu pai, o saudoso Mestre Zanza. Preservar a tradição, a cultura e a ancestralidade é manter viva essa tradição centenária, quase bicentenária. Vamos continuar transmitindo cultura, arte e educação para a população de Montes Claros”, disse.
A secretaria de Cultura, Junia Velloso Rebello enfatizou que as Festas de Agosto é um momento especial, pois são 182 anos de muita luta e dedicação.
“Uma festa que tem 182 anos, é uma festa que brotou antes da cidade nascer. Ela caminhou e cresceu junto com Montes Claros. Então isso é o reflexo do que é a cultura e a identidade do lugar. Aqui as pessoas têm a oportunidade de mostrarem suas alegrias, a devoção, o seu modo de viver e o seu modo de caminhar. […] a gente acredita nas bênçãos que essa festa religiosa traz para a cidade”, destacou.
Uma escola de Montes Claros incentivou os alunos a participassem do cortejo. Para Carla Patrícia Rodrigues Vasconcelos, diretora da Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino, entender o significado desta festa é primordial para que os alunos possam sentir e aprender mais sobre a cultura regional.
“A importância é justamente levar para o conhecimento do aluno que em Montes Claros nós temos eventos culturais que fazem parte da nossa história, cultura e região, além de que, as crianças possam continuar divulgando esses valores ao longo dos anos, para que a cultura não morra”, enfatizou.
Festas de Agosto é sinônimo de emoção e recordação. A animação dos grupos, as canções tradicionais e o lindo cortejo fazem com que as pessoas se lembrem deste momento cultural com grande alegria. Esse é o caso da Rotariana e Jornalista, Felicidade Vasconcelos Tupinambá.
“Em 2017 minha família foi festeira. Eu tive a honra de carregar Nossa Senhora, com minhas três irmãs pelas ruas de Montes Claros, e fiz isso com muito prazer, porque Nossa Senhora já me carregou tantas vezes e vai me carregar ainda. Foi muito emocionante, e assim é uma das gratas recordações que eu guardo para minha vida, porque eu acho que todo Montes-clarense deveria ter orgulho de participar dessas festas. Então, minha vida no Catopê, é isso”, falou.
O cortejo foi encerrado, na Capela de Nossa Senhora do Rosário. Nesta sexta-feira (18), será em homenagem ao Reinado de São Benedito. O Cortejo está marcado para às 10h, com saída do Automóvel Clube, situado na Praça Dr. João Alves até a Igreja Do Rosário.
Além da parte religiosa, o evento conta com uma programação de apresentações musicais e barraquinhas de comidas típicas, na Praça da Matriz.
De Moc para a Sapucaí: “Festa de Catopês” será enredo no carnaval carioca em 2024
Com o tema “Catopês – Um Céu de Fitas”, a escola Acadêmicos de Niterói vai colorir e voar em um céu de fitas, exaltando a cultura popular da festa de Catopês, de Montes Claros, na Marquês de Sapucaí. O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco, Tiago Martins.
Uma equipe da escola Acadêmicos de Niterói está em solo montes-clarense para acompanhar as Festas de Agosto. Mestre Zanza Junior, acredita no título na Marquês de Sapucaí.
“O carnavalesco, Tiago Martins, juntamente com o Hugo, que é o presidente da escola, estão acompanhando e muito felizes com a história linda que é dos Catopês. Inclusive, eles vieram fazer promessa em frente ao Mastro, ontem, E, assim, está uma atmosfera muito boa, energia muito positiva, e vem cheiro de título aí, porque Catopês não é brincadeira não”, finaliza o presidente da Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros.