Os grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos receberam uma doação especial para seus desfiles e apresentações nas Festas de Agosto de Montes Claros, que começam na próxima terça-feira (15). A cerimônia de entrega simbólica dos vestuários ocorreu na noite dessa quarta-feira (9), no Museu Regional, em Montes Claros.
Os grupos estão recebendo uma doação superior a 400 kg de mercadorias, sendo mais de 650 unidades de vestuários e mais de 310 pares de calçados. A doação ultrapassa R$100 mil. A Ação é o resultado de uma parceria entre a Receita Federal, IFNMG, Unimontes, Polícia Penal e Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros.
A ação está dentro do Projeto “Receita do Amor”, que tem como finalidade descaracterizar ou transformar vestuários falsificados, apreendidos pela Receita Federal, dando-lhe um destino que seja transformador para a sociedade.
“Esses produtos, uma vez terem sido fabricados em desrespeito aos direitos de propriedade de marca, não podem ser comercializados no país. Por isso são apreendidos e, pela lei, após o processo administrativo, devem ser destruídos ou inutilizados, retirando-lhe sua atratividade comercial”, disse a Receita Federal em nota.
O evento contou com a participação do presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, mestre João Pimenta dos Santos (Zanza Júnior). Estiveram presentes ainda os representantes dos grupos folclóricos.
A entrega dos pares de tênis e camisetas doados pela Receita Federal e descaracterizados será feita na sede Associação na manhã desta quinta-feira (10).