Campeão olímpico, Thiago Braz é pego no doping e pode perder Olimpíadas de 2024

Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

O atleta olímpico, o saltador Thiago Braz foi suspenso provisoriamente pela Athletics Integrity Unit (Unidade de Integridade do Atletismo), responsável pela realização dos exames antidoping, após testar positivo para ostarina, droga utilizada para o aumento de massa muscular. A suspensão pode ser de até quatro anos.

A Athletics Integrity Unit, que é um órgão autônomo e separado da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), não divulgou quando o exame positivo em Thiago foi realizado. O órgão  explicou como é conduzido o processo após a testagem positiva.

“Uma suspensão provisória é quando um atleta ou outra pessoa é temporariamente suspensa de participar de qualquer competição ou atividade no atletismo antes de uma decisão final em uma audiência conduzida de acordo com as regras antidoping do atletismo mundial ou o código de conduta de integridade”, disse a nota.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ainda não foi notificada sobre o caso. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) também não publicou nada sobre a suspensão provisória do atleta.

Thiago Braz tem 29 anos e é um dos principais nomes do salto com vara no mundo. O saltador tem duas medalhas olímpicas e uma prata no Mundial de Atletismo Inddor de Belgrado 2022.