Comitê avalia ações integradas que garantiram a segurança para população durante a 49ª Expomontes

Foi realizada pelo Comitê de Segurança, nesta terça-feira (11), reunião de avaliação dos trabalhos desenvolvidos durante a 49ª Expomontes, que terminou, no último dia 09, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.
A ação integrada foi fundamental para o sucesso do evento, visando garantir a segurança pública. A colaboração entre as diferentes forças, como polícia, bombeiros, guardas municipais, entre outros, permitiu uma atuação conjunta e eficiente, proporcionando maior controle e prevenção de incidentes.

“A Expomontes foi totalmente histórica, com recordes em diversos setores. Neste ano, novamente tivemos um evento planejado, o que nos possibilita celebrar os avanços que já conquistamos! Graças aos esforços conjuntos estamos presenciando melhorias significativas na segurança pública”, declarou Renato Alencar, Diretor Jurídico da Sociedade Rural, realizadora da Exposição Agropecuária.

Cada vez mais, percebem-se ações de prevenção e combate ao crime sendo implementadas, além de investimentos em tecnologia e capacitação das forças de segurança.

“Isso nos enche de esperança e nos motiva a continuar trabalhando juntos para uma Expomontes cada vez mais segura”, garantiu Arnaldo Oliveira, diretor da entidade, que na ocasião agradeceu o empenho de todos para que o evento tenha sido o sucesso que foi, demonstrando a importância da colaboração entre os órgãos na prevenção e combate à criminalidade e na proteção da população.

A Polícia Federal não registrou ocorrência.

Já para o Corpo de Bombeiros não houve registros graves, sendo apenas de excesso de ingestão de álcool e má alimentação. Foram 104 militares com três viaturas empenhadas. O Tenente-Coronel BM Rubens Fernandes de Oliveira, enalteceu o êxito do evento, apontando como fator essencial a integração do trabalho e o planejamento antecipado desenvolvido.

A Polícia Civil teve apenas uma ocorrência de injúria racial e manteve policiamento nos dez dias do evento.
“Foram 127 policiais civis, 32 viaturas em revezamento, com a Delegacia Móvel. A presença ostensiva das forças de segurança transmitiu uma sensação de segurança para os participantes e colaboradores, promovendo um ambiente seguro e tranquilo”, explicou o Delegado Regional, Herivelton Ruas.

A Polícia Militar empregou 850 homens, registrou 32 ocorrências, sendo 15 de extravios de documentos, 14 de furtos, uma importunação sexual e dois outros crimes de ordem pública. Conforme os números da PM, em 2018, foram 61 ocorrências; em 2019, 47; em 2022, 28.

Para o Major Fernandes, há uma melhoria contínua do evento e sempre entregando o que há de melhor para a comunidade.
“Aumentamos o efetivo, realizamos operações, há mais de seis anos temos a redução da criminalidade, em Montes Claros. Nossa equipe de inteligência interceptou diversas quadrilhas. Integramos nossas ações e implementamos, especialmente, o helicóptero, drone, veículos e nosso efetivo”, informou o Militar.

Integram o Comitê também a Prefeitura de Montes Claros, composta pelas Secretarias de Cultura, Saúde, Serviços Urbanos e Defesa Social e a MCtrans; a VLI; Ministério Público; Conselho Tutelar; Cia Promoções; Projemoc; e Polícia Penal.