Um homem, de 24 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Minas Gerais, por Injúria Racial nessa segunda-feira (3/7), durante a 49ª Expomontes, em Montes Claros, na região Norte do estado. A vítima, um homem de 30 anos, também foi preso em razão do cumprimento de um Mandado de Prisão expedido pela Justiça.
De acordo com a Polícia Civil (PC), os policiais civis se deslocaram até uma barraca de bebidas, dentro do Parque de Exposições, onde estava ocorrendo uma confusão motivada por Injúria racial. No local, a vítima contou que após divergência pela quantidade de bebida alcoólica adicionada por ele, um cliente teria arremessado o líquido dentro da estrutura, chamando-o de “macaco, preto e crioulo”.
As testemunhas confirmaram a versão do homem apontado o suspeito que foi identificado e preso.
Enquanto o conduziam para formalizar os procedimentos, o irmão dele, um rapaz de 27 anos, tentou intervir no desfecho da ocorrência hostilizando os policiais civis, buscando meios de impedir a prisão dele. Em razão de sua conduta, o rapaz também foi conduzido para Delegacia, sendo lavrado contra ele um Termo Circunstanciado de Ocorrência por Desacato e Desobediência. Ele foi liberado.
Já o irmão dele, foi autuado em flagrante pelo crime de Injúria Racial e por resistência. A prisão dele foi ratificada no dia que marca a luta contra o Racismo, Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial .Após a finalização do procedimento, ele foi enviado ao sistema prisional e encontra-se à disposição da Justiça.
Durante os trabalhos de polícia judiciária, a equipe verificou que havia em desfavor da vítima um mandado de prisão, por pensão alimentícia, em aberto, o qual foi devidamente cumprido. Ele também foi conduzido ao sistema prisional.