O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta sexta-feira (16), para o atendimento de ocorrência envolvendo a captura de um km instalado dentro de um poste de iluminação pública, localizado na Avenida Mestra Fininha.
De acordo com as informações, o enxame estava bastante alvoroçado e o fluxo de pessoas constante colocava em risco a integridade física dos transeuntes, principalmente das crianças que estudam nas 2 escolas infantis existentes no perímetro.
No local a equipe deparou com parte considerável do enxame instalado bem próximo à base do poste, sendo que um dos orifícios utilizados pelas abelhas para acessar a colmeia estava isolado/tampado por uma fita adesiva específica. Ressalta-se que alguns apicultores compareceram ou foram acionados via telefone para avaliar a situação, entretanto, não se dispuseram a fazer a captura dos insetos ou eliminar o risco sem o apoio da CEMIG.
Diante do exposto, a guarnição devidamente equipada com os EPI’s específicos realizou o isolamento da área com fita zebrada e inseriu anúncios indicando o risco no local. Simultaneamente acionou a CEMIG via sala de operações para apoio na retirada, uma vez que é impossível determinar o tamanho real do enxame instalado especificamente dentro do poste.
Ressalta-se ainda que por volta das 19h00min a guarnição BM retornou ao local e capturou os insetos que estavam impossibilitados de acessar a colmeia, em virtude do tamponamento.
Na oportunidade o Corpo de Bombeiro orienta aos transeuntes a observarem e respeitarem a indicação de perigo no local, até que a concessionária possa realizar o procedimento que lhe compete com a segurança devida. Caso necessite apoio dos bombeiros, a equipe pode ser acionada via 193 que atenderá a solicitação prontamente.