Abertas inscrições para Seminário Macrorregional de Vigilância Epidemiológica em Montes Claros

Estão abertas as inscrições para o Seminário Macrorregional de Vigilância Epidemiológica 2023: Desafios e Perspectivas.

O evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, será realizado em Montes Claros nos dias 28 e 29 de junho e deve reunir gestores e profissionais de 86 municípios do Norte de MG. De acordo com a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, os interessados podem se inscrever pela internet.

Também estão abertas, até 11 de junho, as inscrições para os profissionais que queiram apresentar experiências exitosas ou resumos de artigos científicos sobre o tema. Os trabalhos selecionados serão divulgados até 16 de junho.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, avalia que a realização do Seminário “será um momento importante para a troca de experiências entre os profissionais de saúde, que consequentemente poderá viabilizar o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. Será importante também para que haja maior interação entre os profissionais dos serviços de Vigilância Epidemiológica, de Saúde e de Atenção Primária, que é a porta de entrada da população no Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontua a coordenadora.

Programação:

Dia 28 de junho o Seminário será aberto às 9h, com apresentação de análise da situação de saúde do Estado, bem como, especificamente, nas áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e das GRS de Januária e Pirapora.

A partir das 13h30 serão abordadas questões relativas às “Condições Crônicas – Desafios e Perspectivas”. Na sequência, representantes dos municípios farão apresentações de experiências exitosas.

No dia 29 de junho, o Seminário terá continuidade a partir das 8h30, abordando o tema “Agravos Transmissíveis – Desafios e Perspectivas”. Em seguida, representantes de serviços de vigilância epidemiológica de municípios farão apresentações de experiências que alcançaram bons resultados no controle de agravos transmissíveis.

A última etapa do Seminário começará às 13h, com apresentações dos desafios e perspectivas da Diretoria de Informações em Epidemiologia da SES-MG, e de experiências exitosas obtidas por municípios da SRS Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora.

[Com informações de SES/MG]