Atenção MEI (Microempreendedor Invidivual)! O prazo para entregar a Declaração Anual Simplificada, DASN-MEI, também conhecida como “declaração MEI”, está acabando – vai só até o dia 31 de maio.
Em Minas Gerais, cerca de 1,6 milhão de pessoas tem que entregar a declaração. Ela é uma prestação de contas anual para a Receita Federal e mostra quanto o empreendedor faturou no ano, se emitiu notas fiscais, se teve empregados durante entre outras informações importantes.
A poucos dias do fim do prazo de declaração, que coincide com a do Imposto de Renda Pessoa Física, veja algumas orientações para ficar em dia com o fisco.
Quem precisa declarar?
De acordo com a Receita Federal, toda pessoa que foi MEI durante o ano de 2022 precisa declarar. Isso inclui quem abriu um CNPJ de MEI entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2022 e também quem mudou de faixa e agora tem outro tipo de enquadramento fiscal, como microempresa.
Quem faz a declaração DASN-MEI também tem que entregar o Imposto de Renda Pessoa Física?
De acordo com o Sebrae, depende do caso. É certeza que quem tem MEI tem que entregar a DASN-MEI, mas não é certeza que tenha que entregar o Imposto de Renda Pessoa Física. Isso vai depender de outras questões, como a quantidade de bens, o tamanho do lucro da empresa entre outros.
Quando termina o prazo de declaração?
No dia 31 de maio.
[Com informações de Itatiaia]