O número de imóveis novos vendidos em Belo Horizonte e Nova Lima caiu 6,93% em 2022 na comparação com o ano anterior, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon). A entidade divulgou o resultado anual do setor nesta terça-feira (28/2). Foram 5.036 vendas, contra 5.411 no ano passado. O número, porém, foi comemorado. Ele é o segundo maior da série histórica, que começa em 2016. E o dinamismo, medido pela velocidade de vendas (quantidade vendida a cada 100 unidades ofertadas), se manteve estável em 12,1%. Ao contrário do resultado nacional, onde o lançamento de novos imóveis caiu 8,6%, ele foi 12,36% maior na região, com 5.482 novos apartamentos, contra 4,879 em 2021. A comemoração, porém, é moderada. Os dados apontam um cenário nebuloso para o futuro, com diminuição da oferta de imóveis para rendas baixas, taxa de juros alta, enfraquecimento da caderneta de poupança, e aumento dos custos de produção na capital mineira. Porém o mercado imobiliário em Minas Gerais tem sido, desde a análise dos primeiros índices do setor, um dos mais importantes do Brasil. Isso porque, de acordo com os dados apurados pela Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/SECOVI-MG), o crescimento em vem sendo gradual semelhante à média nacional, que atingiu o melhor índice desde 2014, com cerca de 15% de crescimento real.
Aqui no Norte de Minas representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (CRECI/MG) estiveram presentes em um evento em Montes Claros, no último dia 11. Entre os representantes estavam o Presidente Alexandre Medeiros Rennó, o Vice-Presidente Fernando Luiz Viana, o Diretor Tesoureiro Israel dos Passos de Oliveira Pinto, o Superintendente Luiz Gonzaga G. Garcia de Carvalho e o Assessor de Delegacias Júlio Cesar Tofanelli. Na ocasião, foram nomeados novos delegados municipais para a região de Minas Gerais. Entre os nomeados, o corretor de imóveis José Ricardo Aguiar, da cidade de Porteirinha, foi selecionado como Delegado Municipal do CRECI/MG. A nomeação de um representante local, marca um importante momento para as ações de desenvolvimento do setor em toda a região, José Ricardo, que atua como corretor de imóveis na região e representante da cidade de Porteirinha passa a representar também centenas de profissionais da área de diversas cidade no entorno. O evento contou com a presença de diversas autoridades e corretores de imóveis de todo o estado de Minas Gerais. A nomeação dos delegados municipais faz parte do trabalho do CRECI/MG em garantir a qualidade dos serviços prestados pelos corretores de imóveis em todo o estado. O Conselho tem trabalhado incansavelmente para garantir a ética e a transparência nos negócios imobiliários em Minas Gerais, e a nomeação dos delegados municipais é uma importante iniciativa nesse sentido.
A atuação do conselho gera perspectivas favoráveis para o mercado imobiliário no senário pós-pandemia, primeiramente, é importante considerar que o mercado imobiliário no norte de Minas Gerais, assim como o de todo o Brasil, teve um último ano conturbado e cheio de situações externas que impactaram nos números. Afinal, eventos como o cenário de pandemia, a guerra da Ucrânia e até mesmo as eleições presidenciais geraram insegurança para investidores do segmento, que vem dando sinais de recuperação, podendo respirar com mais segurança.