Os exercícios podem ser praticados em todas as idades, já que trazem diversos benefícios à saúde, como melhora na qualidade de vida, correção da postura e ampliação de força e resistência muscular – citando só alguns. Na fase da adolescência, há diversas dúvidas sobre o que pode e não se pode praticar.
O exercício físico é uma atividade planejada e estruturada de acordo com um objetivo. A movimentação do corpo que gera gastos energéticos. Essa atividade pode ser correr, caminhar, nadar, ou mesmo praticar jogos como vôlei, basquete, futebol, que são atividades em grupo. Todas elas são importantes para o bem-estar físico e mental, além do social.
A juventude é uma fase na qual a pessoa tem muita disposição e energia. Dessa forma, é necessário praticar mais exercícios físicos, tão benéficos para a saúde. Com o ritmo acelerado do dia a dia, da escola para o curso de línguas, do curso de línguas para a aula de música, do trabalho para a escola, dentre tantos outros afazeres, muitos jovens tornam-se sedentários. O controle remoto, o carro, o computador, todas as facilidades da vida moderna e urbana contribuem ainda mais para uma vida agitada, embora sedentária.
Realizar exercícios físicos na juventude aumenta a produção de células do sistema imunológico, melhorando as defesas do organismo e afastando principalmente as doenças respiratórias. Os exercícios também auxiliam no crescimento do adolescente e no controle da obesidade, que pode desencadear a multiplicação do número de células de gordura que nunca desaparecerão. Além disso, reduzem riscos de doenças como diabetes, pressão alta, colesterol, depressão.
Por isso, é necessário o incentivo à prática pelo menos três vezes por semana, mas sem exageros, pois as articulações do adolescente ainda não estão totalmente desenvolvidas e podem ser lesionadas.
Lista de exercícios físicos para adolescentes: como escolher?
Há diversos exercícios físicos que podem ser praticados por adolescentes. Algumas opções:
Natação
Além de ensinar os adolescentes a nadarem e desenvolverem independência, a natação traz benefícios como o fortalecimento da capacidade respiratória e do aumento da oxigenação do cérebro e da resistência física.
Outro benefício dessa modalidade esportiva é que ela evita lesões devido ao baixo impacto e melhora do sono.
Corrida
A corrida é um exercício completo para quem quer melhorar o sistema cardiovascular, respiratório e ainda emagrecer. O ideal é que se corra em dias espaçados na semana e se inicie de maneira leve para evitar lesões.
Artes marciais e lutas
As lutas e artes marciais ensinam técnicas de defesa, promovem a disciplina, combatem a obesidade, otimizam a coordenação motora, aumentam a força e o condicionamento físico, além de melhores questões como flexibilidade, autocontrole e sentido de alerta.
Além disso, também estimulam o senso de coletividade devido ao convívio com os colegas. Você pode optar por Jiu Jitsu, Kung Fu, Judô, Boxe e até UFC.
Esportes
Esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e até mesmo atletismo e ginástica artística são ótimos para serem praticados na adolescência, pois trazem benefícios como:
* Desenvolvimento da coordenação motora;
* Aprimoramento das habilidades cognitivas;
* Trabalho dos pontos de coordenação, equilíbrio, força e competitividade.
Essas modalidades também auxiliam para o aumento da socialização e convivência em grupo, sendo um estímulo ao respeito às regras.
Danças
Adolescentes adoram praticar aulas de dança, pois elas ajudam a queimar calorias, trabalham o ritmo, a coordenação, a flexibilidade, o fôlego, o equilíbrio, a postura, a comunicação e a autoestima.
Musculação
A musculação é a atividade física para adolescentes que mais gera dúvidas, pois há o mito de que malhar os músculos influencia negativamente no crescimento corporal. Porém, não existe comprovação científica de que a prática seja prejudicial aos jovens.
O maior cuidado que se deve ter ao praticar musculação na adolescência é com as lesões. Por isso, o ideal é que os exercícios físicos sejam feitos com o acompanhamento de um personal trainer.
Veja alguns exercícios físicos que são recomendados aos mais jovens:
* Peitoral: supino reto, supino inclinado, supino com halteres, supino inclinado com halteres, flyes;
* Costas: remada com barra, remada com halteres, pull down;
* Ombros: desenvolvimento sentado com halteres, elevação lateral, arnold press;
* Quadríceps: agachamento, leg press, avanço, agachamento búlgaro, agachamento sumô;
* Isquiotibiais (posteriores): levantamento terra, flexão de perna deitado ou no banco;
* Tríceps: mergulho no banco, extensões de tríceps, rosca testa, coice;
* Bíceps: rosca direta com halteres, rosca martelo, rosca direta na barra W;
* Trapézio: remada alta, encolhimento com barra, encolhimento com halteres
Escolhendo praticar o que mais se identifica com o perfil de cada adolescente, a chance de permanência será muito maior. Jovens ativos são adultos mais conscientes, e seguem priorizando a importância desse cuidado com a saúde.