Coluna sal da terra: North, para além das quatro linhas

Foto: North Esporte Clube/Divulgação

North Esporte Clube: equipe de Montes Claros que representa toda região, estreia no dia 29 de abril contra o Itabirito.

Foto: North Esporte Clube/Divulgação

Começo este texto a partir do escudo do clube que tem a ave fênix, representando o ressurgimento do futebol na região, além do sol, presença marcante no sertão do Norte de Minas, e de sete estrelas, que simbolizam as sete microrregiões locais.

Poderia até dizer que sou escritor polivalente, iniciei na escrita nos jornais salinense, escrevi crônicas sobre o cotidiano e futebol, contos e poesias.

Quero que este texto não se preocupa em apenas informar os leitores sobre o fato esportivo em si.

Para além disso, quero retratar os fatos que permeiam o futebol na nossa região.

Essa é a minha forma de escrever sobre esporte sobretudo o futebol, essa paixão nacional.

Na década de 80, um movimento de construção de uma identidade regional se assenta sobre a troca esportiva entre cidades da nossa região através de partidas de futebol. Numa dessas partidas eu fiquei encantado com um jogo entre Salinas X Atendeu.

Aqui está um capítulo da história do futebol na nossa região, que é também uma contribuição valiosa para a história da sociedade e cultura norte mineira.

(…), as páginas mais sugestivas dos jornais esportivos nos põem diante do duelo entre duas forças imensas – Cassimiro de Abreu X Atendeu.

Parto dessa ideia para dizer que destes times, que deram a genialidade do futebol norte mineiro.

Sendo esses times o reflexo do jeito de ser do futebol norte mineiro, que inspira hoje a proposta da direção e proprietários do North.

Eu vos digo: — o problema do futebol norte mineiro não é mais de futebol, nem de técnica, nem de tática. Absolutamente.

É um problema de gestão em si mesmo. O Norte mineiro precisa se convencer de que não é um time inferior e que tem futebol para surpreender em Minas Gerais.

Esse será mais um texto escrito por mim antes da estreia do North no módulo 2 do campeonato mineiro.

O North finalmente espanta o fantasma do passado e revigora sua fé no time regional, feito que se repetirá esse ano, e que já aconteceu no ano passado, levando o caneco em 2022, sagrando-nos campeões da segundona.

Após a consagração em 2022, o North mineiro encheu-se de autoestima e não se via mais como um time inferior.

Para nós o futebol tem esse poder de mudar a convicção dos Norte Mineiros , de fazê-los renunciar a tal complexo e se sentirem iguais aos times de Minas, portando-se como tal.

Meus textos sobre futebol deixa como grande contribuição a noção de que um jogo de futebol, nunca é só um jogo de futebol.