Causada por ácaros do gênero Demodex sp, a sarna demodécica pode atingir cães e gatos de todas as idades. É considerada a sarna com manejo mais desafiador, pois esse ácaro faz parte do organismo do animal e vive normalmente na pele.
O sistema imunológico controla o número de ácaros que vive no pet, assim, quando há queda nesse mecanismo de defesa, há um aumento na quantidade de ácaros e a doença se manifesta.
A sarna demodécica já foi chamada antigamente de “sarna negra” por causar um escurecimento na pele do animal. Além dessa alteração, o pet pode sofrer com uma coceira intensa; queda de pêlos; vermelhidão e inflamação na pele; descamação; feridas e infecção por bactérias ou fungos oportunistas.
Diferente do que ocorre nos outros tipos de sarna como a sarcóptica e otodécica, a sarna demodécica não é transmissível entre animais e nem de animais para seres humanos.
A transmissão ocorre da mãe para os filhotes, durante o período de amamentação. Assim, fêmeas com histórico desse tipo de sarna não devem reproduzir. O ácaro Demodex estará sempre vivendo na pele do pet, assim não há cura para essa sarna, mas tem tratamento e controle.
Os pelos do animalzinho voltarão a crescer e os sintomas vão desaparecer. O tratamento inclui medicamentos via oral, banhos terapêuticos e hidratantes para auxiliar na recuperação da pele.
Consulte sempre um médico veterinário de sua confiança e não faça tratamentos caseiros como o uso de querosene, óleo queimado, etc. A saúde do seu filho de quatro patas agradece. Abraço carinhoso da Vet