A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) já visitou mais de 1,8 mil escolas estaduais de Minas em quatro dias, visando ampliar as medidas de prevenção e segurança de estudantes, professores e funcionários.
Segundo o governo de Minas, desde a última segunda-feira (10), quando a ação foi iniciada como resposta preventiva à onda de violência sofrida por escolas de outros estados, mais da metade da rede, formada por 3.422 instituições, já obteve o acompanhamento da Operação de Proteção Escolar .
Novas ações em Minas
O Governo de Minas reforçou e anunciou medidas de prevenção à violência e fortalecimento da rede de proteção nas escolas, como a adoção de novo protocolo de acesso aos prédios escolares, que vai tornar obrigatória a identificação e autorização para a entrada de visitantes nos espaços; a criação de canal de comunicação direto entre os diretores de escolas e a Polícia Militar e a criação do Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar, que também irá atuar no desenvolvimento e aprimoramento do protocolo de acesso às unidades de ensino.
Também aliada à prevenção da violência, a Polícia Militar deu início à Operação de Proteção Escolar (Operação Atena). A ação, de natureza preventiva, tem a intenção de intensificar a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas de todo o estado. Além disso, o estado vai entregar 127 viaturas para o fortalecimento da rede de proteção às unidades de ensino.
(Com informações de Agência Minas)