Kinca Dias debateu acerca da construção da ferrovia Bahia-Minas, destinada ao transporte de cargas, que parte de Caravelas a Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.
A proposta é que possa ser feita a extensão, incluindo o município de Salinas no empreendimento.
O projeto possibilitará o escoamento da produção dessa região, atualmente feito por carretas, o que diminuirá os custos de transporte além de desafogar as estradas locais.
Vale também destacar a proximidade com a região com depósitos de lítio no entorno de Araçuaí, o vale do lítio brasileiro e do Vale das Cancelas, onde foi descoberta uma grande mina de minério de ferro, atingindo os municípios de Salinas, Josenópolis, Fruta de Leite e Padre Carvalho e Grão Mogol.
O diretor da MTC – Multimodal Caravelas, Fernando Cabral esteve no município para apresentar e debater acerca da construção da ferrovia Bahia-Minas, destinada ao transporte de cargas, que parte de Caravelas a Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. A proposta é que possa ser feita a extensão, incluindo o município de Salinas no empreendimento.
Trecho da ferrovia seria utilizado para escoar a produção da nova fronteira minerária do Estado.
A reunião contou também com a presença de vereadores, secretários, servidores públicos, empresários e sociedade civil.
Kinca Dias, prefeito, destacou que Salinas vive um importante momento, em que se vê as perspectivas de avanço, não só da cidade, mas de toda a região.
“Neste momento, com a chegada da mineração, de projetos como o Condomínio Industrial que irá movimentar de 30 a 50 milhões e gerar cerca de 1000 empregos, temos que trabalhar para que Salinas esteja preparada para encarar estes desafios e proporcionar mais qualidade de vida e emprego à nossa população”.
Um estudo de viabilidade de um ramal ferroviário ligando as cidades mineiras de Araçuaí e Salinas, região de forte produção em minérios em Minas.
A nova ligação ferroviária representará mais cargas na ferrovia.
Para os debatedores e especialistas, enfrentar essa agenda de forma conjunta, com empresas e poder público participando em ambos os Estados, é um jogo de “ganha-ganha”, uma vez que a ampliação da produção agrícola se traduz em mais cargas na ferrovia e nos portos baianos, gerando empregos, negócios e investimentos.
Temos que destacar a importância do investimento para a região explicando que, ao ligar os campos produtivos a um sistema de escoamento eficiente com ferrovia e porto, isso contribui para os produtores rurais continuarem gerando riquezas e impulsionando a economia do país.
Nós estamos firmando um compromisso para ajudar no que for possível nessas obras.
É uma região com viabilidade econômica, com potencial comprovado, e nós temos que colocar o trem no trilho para levar essa grande oportunidade aos produtores.
É preciso fortalecer o transporte entre Minas e Bahia que vai trazer várias oportunidades para o Estado.
É preciso buscar alternativas que façam com que essa produção chegue cada vez mais aos portos baianos.