Coluna Sal da Terra: Salinas na rota do crescimento

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Kinca Dias debateu acerca da construção da ferrovia Bahia-Minas, destinada ao transporte de cargas, que parte de Caravelas a Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

A proposta é que possa ser feita a extensão, incluindo o município de Salinas no empreendimento.

O projeto possibilitará o escoamento da produção dessa região, atualmente feito por carretas, o que diminuirá os custos de transporte além de desafogar as estradas locais.

Vale também destacar a proximidade com a região com depósitos de lítio no entorno de Araçuaí, o vale do lítio brasileiro e do Vale das Cancelas, onde foi descoberta uma grande mina de minério de ferro, atingindo os municípios de Salinas, Josenópolis, Fruta de Leite e Padre Carvalho e Grão Mogol.

O diretor da MTC – Multimodal Caravelas, Fernando Cabral esteve no município para apresentar e debater acerca da construção da ferrovia Bahia-Minas, destinada ao transporte de cargas, que parte de Caravelas a Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. A proposta é que possa ser feita a extensão, incluindo o município de Salinas no empreendimento.

Trecho da ferrovia seria utilizado para escoar a produção da nova fronteira minerária do Estado.

A reunião contou também com a presença de vereadores, secretários, servidores públicos, empresários e sociedade civil.

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Kinca Dias, prefeito, destacou que Salinas vive um importante momento, em que se vê as perspectivas de avanço, não só da cidade, mas de toda a região.

“Neste momento, com a chegada da mineração, de projetos como o Condomínio Industrial que irá movimentar de 30 a 50 milhões e gerar cerca de 1000 empregos, temos que trabalhar para que Salinas esteja preparada para encarar estes desafios e proporcionar mais qualidade de vida e emprego à nossa população”.

Um estudo de viabilidade de um ramal ferroviário ligando as cidades mineiras de Araçuaí e Salinas, região de forte produção em minérios em Minas.

A nova ligação ferroviária representará mais cargas na ferrovia.

Para os debatedores e especialistas, enfrentar essa agenda de forma conjunta, com empresas e poder público participando em ambos os Estados, é um jogo de “ganha-ganha”, uma vez que a ampliação da produção agrícola se traduz em mais cargas na ferrovia e nos portos baianos, gerando empregos, negócios e investimentos.

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Temos que destacar a importância do investimento para a região explicando que, ao ligar os campos produtivos a um sistema de escoamento eficiente com ferrovia e porto, isso contribui para os produtores rurais continuarem gerando riquezas e impulsionando a economia do país.

Nós estamos firmando um compromisso para ajudar no que for possível nessas obras.

É uma região com viabilidade econômica, com potencial comprovado, e nós temos que colocar o trem no trilho para levar essa grande oportunidade aos produtores.

É preciso fortalecer o transporte entre Minas e Bahia que vai trazer várias oportunidades para o Estado.

É preciso buscar alternativas que façam com que essa produção chegue cada vez mais aos portos baianos.