Começa na próxima sexta 31 de março e vai até o dia 02 de abril a 8º edição do Congresso Autismo, Inclusão, Respeito e Igualdade em comemoração ao dia mundial da conscientização do AUTISMO realizado por clínicas em Montes Claros, Norte de Minas.
Segundo o Ministério da Saúde, O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
De acordo com a fisioterapeuta com especialização em autismo, Draº Carline Nogueira a ideia da criação do evento surgiu da necessidade de levar informação de qualidade e para conscientização acerca do autismo de forma gratuita para um número cada vez maior de pessoas de diversas classes sociais para que assim todos pudessem se beneficiar.
“Monique Fernandes, fonoaudiologa especialista em autismo e referência na área chamou a mim e ao neuroperdiatra, Drº. Luís Henrique Aquino para organizarmos esse grande evento. Começamos com meio dia de palestras educativas e fomos expandindo a cada ano. Este ano contamos com um congresso de dois dias e o piquenique de confraternização com as famílias e os autistas no parque, totalizando três dias de eventos. Além da campanha nas redes sociais, capa para ser usada no WhatsApp e Instagram e panfletagem em escolas e parques, destacou Draº Carline”.
A fisioterapeuta disse ainda que eventos como este mobiliza a sociedade, trás visibilidade para o autismo, conscientiza a população, promove informação de qualidade reduzindo o preconceito e possibilitando que um maior número de pessoas estejam preparadas para lidar com o autismo promovendo maior inclusão do autista na sociedade.
“A incidência do autismo tem aumentado cada dia mais e hoje temos 1 para 44 nascidos são autistas. Precisamos entender que lugar de autista é em todo lugar e que o autismo é um princípio da neurodiversidade e que quando feita intervencao precoce e de qualidade a pessoa autista se desenvolve em todas as suas possibilidades podendo ter uma vida funcional e independente com nível de suporte cada vez menor ou inexistente. Ações como está contribuem para a conscientização e para que a sociedade aprenda sobre autismo e a conviver com pessoas autistas”.
Programação
31/03
Local: Escola Técnica
19h00 Abertura
19h30 Palestra sobre o cérebro autista com o Dr° Luis Henrique Aquino, médico neuropediatra.
20h20 Palestra sobre como ajudar alguém com autismo na prática com a psícologa, Patrícia Lopes Monteiro.
21h10 Palestera sobre o que a criança precisa antes de ler e escrever com a psicomotricista e bióloga, Tarcilia Gabriela Sena.
01/04
Local: Escola Técnica
08h00 Abertura
08h30 Palestra sobre a importância da motricidade orofacil para o desenvolvimento da fala com a fonoaudióloga, Samuyara Alves
09h20 Palestrasobre o impacto das alterações sensoriais com a terapeuta ocupacional, Viviane Nascimento.
10h10 Palestra sobre investigação genética para o TEA, com o médico geneticista, Dr° Rodrigo Rezende Arantes.
11h00 Palestra sobre o que existe além do que vemos no comportamento? com a psícologa, Tatiana Righetti
11h50
Palestra sobre o autismo na visão de um Autista com o Autista & Artista, Isaque Emanuel
02/04
09h00 ao 12h00
Piquinique no Parque Sagarana
Não precisa de inscrição. Cada família deve levar seu lençol, lanche e água