Foi oficializado na tarde desta segunda-feira (20), a contratação do novo técnico do Cruzeiro. Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, o Pepa, de 42 anos, chegou a toca da Raposa para comandar o time celeste na sequência da temporada.
Ele foi anunciado para substituir Paulo Pezzolano, que se desligou do cargo nesse domingo (19).
De acordo com o Cruzeiro, o vínculo vai até o fim de 2023. Ele desembarcará em Belo Horizonte na manhã de quinta-feira (23), quando será apresentado aos jogadores e iniciará a preparação para as estreias na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.
A comissão de Pepa é formada pelos seguintes profissionais: Samuel Correia (auxiliar técnico), Hugo Silva (auxiliar técnico), Pedro Oliveira (preparador físico) e Pedro Azevedo (analista de desempenho).
Ex-jogador, Pepa defendeu a camisa do Benfica no fim da década de 90, mas abandonou os gramados ainda jovem, aos 26 anos, em função de uma série de lesões.
Pepa iniciou sua carreira à beira do campo também no Benfica, em 2007, quando exerceu a função de auxiliar. Por lá ficou até 2013, quando aceitou convite para comandar o Sanjoanense, da 4ª divisão de Portugal.
O novo comandante do Cruzeiro ainda passou por Moreirense, Feirense e Tondela. Seu trabalho mais destacado foi no Paços de Ferreira, também daquele país, entre 2019 e 2021, quando classificou o clube para a fase de qualificação da UEFA League.
Na temporada 2021/22, Pepa repetiu o feito, mas desta vez sob comando do Vitória de Guimarães. Em julho do ano passado, ele se transferiu para o Al-Tai, mas comandou o clube por apenas 16 jogos..
Ficha técnica
- Nome:Pedro Miguel Marques da Costa Filipe
- Nascimento:14/12/1980 (42 anos)
- Clubes como técnico:Sanjoanense, Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães (todos de Portugal) e Al Tai (Arábia Saudita)
(Com informações de Cruzeiro e Itatiaia)