Morreu na noite desta segunda-feira (13), o ex-ministro Eliseu Padilha, aos 77 anos. A informação foi confirmada pela a assessoria. Padilha fazia tratamento contra um câncer no estômago no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
O velório do ex-parlamentar o velório será realizado nesta quarta-feira (15), entre 10h e 17h, no Palácio Piratini, sede do governo estadual, na capital gaúcha.
O seputalmento será no Angelus Memorial e Crematório em uma cerimônia restrita aos parentes, segundo informações da assessoria de imprensa do ex-ministro.
Ex-ministro
Padilha nasceu em Canela (RS), no ano de 1945. Formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Eliseu era advogado, empresário e também foi vice-presidente nacional do MDB e vice-presidente da Fundação Ulysses Guimarães.
Padilha foi ministro dos Transportes no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 1997 a 2001. O político voltou ao governo federal por mais um ano como ministro da Secretaria de Aviação Civil em 2015, na gestão de Dilma Rousseff (PT). Em 2016, após o impeachment da presidente, ele assumiu a Casa Civil na gestão de Michel Temer (MDB), atuando como importante articulador político do governo. Padilha ainda ocupou interinamente o cargo de ministro do Trabalho por um breve período em 2018, acumulando o comando dos dois ministérios no governo de Temer.
Padilha começou sua carreira política se filiando ao MDB em 1966. Em 1989, elegeu-se prefeito de Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Em seguida, ficou 16 anos ininterruptos na Câmara dos Deputados (1995 e 2011) e depois por mais dois anos, entre 2013 e janeiro de 2015.
(Com informações de O Tempo)