O governo federal pretende lançar ainda neste ano, um programa que busca oferecer passagens aéreas a R$ 200 o trecho para qualquer parte do país a estudantes que tenham o Fies, servidores públicos, aposentados e pensionistas. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, a ideia é iniciar ainda no segundo semestre, ocupando 5% da ociosidade nos voos.
O programa, que será chamado “Voa Brasil”, só estará disponível para quem tem renda até R$ 6,8 mil.
A estimativa do ministro é emitir 12 milhões de passagens aéreas anualmente. A ideia é comprar assentos ociosos nas aeronaves e oferecer os bilhetes durante os meses de menor procura. Na manhã desta segunda-feira (13), França detalhou à CNN que os estudantes que terão acesso são os que usam o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Ainda segundo França, os que se enquadrarem nos requisitos poderão comprar duas passagens por ano e parcelar em 12 vezes por meio de financiamento da Caixa.
O governo federal não entra com nenhum tipo de subsídio. De acordo com o ministro, o governo entrará com a organização e os bancos, Caixa ou Banco do Brasil, que vão intermediar essa possibilidade.
Os beneficiários encontrarão as passagens no próprio site da companhia, preenchendo a categoria “Voa Brasil”, a partir do CPF que já estará cadastrado no sistema.
(Com informações de O Tempo)