Na tarde desse domingo (05), por volta das 17:00h militares do 7° Batalhão de Bombeiros Militar de Montes Claros foram acionados para atendimento de ocorrência envolvendo vítimas de ataque de abelhas em uma trilha no município de Itacambira, Norte de Minas.
Segundo informações, um grupo de turistas composto por 25 (vinte e cinco) pessoas saíram de ônibus de Montes Claros/MG com destino a Cachoeira do Curiango – Zona rural da cidade de Itacambira, porém, próximo do local numa cachoeira conhecida como “Chacrão”, um grupo de pessoas foram atacados por um enxame de abelhas, da espécie “Europeia”. Para fugir do ataque 6 pessoas subiram morro acima chegando num ponto de difícil acesso com alguns ferimentos e picadas dos insetos.
A Gu BM seguiu juntamente com um comboio composto pela PMMG, SAMU e Defesa Civil, onde conseguiram chegar com os veículos próximos e percorreram a pé cerca de 3 km até o local munidos de equipamentos e medicamentos para promover assistência aos feridos.
Das 06 vítimas, 02 foram medicadas no local. Posteriormente o Corpo de Bombeiros juntamente com os demais órgãos envolvidos, realizaram a retirada das 06 vítimas até o ponto de deslocamento com micro-ônibus, para retorno a Montes Claros. A senhora O.S.C. de 47 anos e o senhor M.V.S. de 32 anos após resgate em local de difícil acesso foram encaminhados para o hospital de Itacambira, pelo SAMU.
Sobre a espécie
A abelha-europeia (Apis mellifera) é um dos insetos mais conhecidos no mundo. A importância econômica da espécie é reconhecida por produtores de mel, cera e geleia real. Na farmacologia, própolis e veneno são aproveitados.
As abelhas-europeias são grandes, mais escuras, têm poucas listras amarelas no corpo e se caracterizam pela língua curta, que dificulta o trabalho em flores profundas e as tornam mais nervosas e irritadiças. Por outro lado, adaptam-se com facilidade a diferentes ambientes.
Seu ferrão está localizado no abdome epode causar reações alérgicas e, dependendo do número de ferroadas, chega a ser fatal. O ataque do enxame pode provocar a morte de animais.